Na edição #198 do Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de história e geopolítica Norberto Salomão conversam sobre a busca por parcerias estratégicas da União Europeia e o Sudeste Asiático. Além disso, debatem também sobre a escolha da ONU pela restauração da Mata Atlântica, os 300 dias de guerra na Ucrânia e o número de mortos em protestos no Peru.
Abre aspas
Abre aspas para Justin Trudeau, primeiro-ministro de Canadá, que falou sobre natureza e também a preservação ambiental. Abre aspas para Justin Trudeau.
“O Canadá está lhes recebendo aqui porque nós esperamos ação. Nós estamos nos desafiando e estamos desafiando vocês. Nós temos muitas discordâncias, como governos, mas se nós não podemos concordar como um mundo em algo que é tão fundamental como proteger a natureza, então, nada mais importa”.
Tema do dia
“Esse mês também marca o aniversário de dois anos desde quando europeus e asiáticos se tornaram parceiros estratégicos. A parceria EU-Asiática é única e aproxima Europa e Ásia para intensificar a segurança e prosperidade de nossos cidadãos. A União Europeia é o segundo maior investidor na Ásia e o terceiro maior parceiro de negócios. Juntos, nós representamos mais de 1 bilhão de pessoas em 37 países. Então, nossa parceria é uma grande força com muito potencial para encarar os desafios globais, como mudanças climáticas, transição digital e o comércio livre e justo. O acordo indo-pacífico é a origem de crescimento e oportunidade e, como parceiros estratégicos, nós somos fortes defensores do multilateralismo e da ordem pelas leis internacionais. Nós partilhamos as crença de que os desafios só podem ser superados se trabalharmos juntos”, afirmou Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.
O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.
Apoio: IGD (@institutogoianodedireito), Pós-Graduação 4.0 vai muito além do conteúdo.
Confira edições anteriores: