A França tem vivido um início de ano conturbado. Desde janeiro, manifestações contra a reforma previdenciária tem levado milhares de pessoas às ruas do país. Apesar da rejeição, Emmanuel Macron aprovou um projeto de lei sem votação no Parlamento para aumentar a idade da aposentadoria de 62 para 64 anos.

O presidente francês defende a necessidade da mudança para manter o sistema da Previdência funcionando. De toda forma, ao usar uma cláusula constitucional que permite que o governo aprove propostas sem o aval parlamentar, Macron forçou a legislação. Este é o tema do dia da edição 210 do podcast Sagres Internacional.

Rubens Salomão e Norberto Salomão tratam ainda da rigorosa e violenta lei de Uganda contra o movimento LGBTQIA+. O parlamento do país africano aprovou uma das legislações anti-gays mais duras do mundo. Agora estão previstos crimes puníveis com a morte e até 20 anos de prisão.

Também em destaque, as propostas da China para resolver o conflito entre Rússia e Ucrânia. Já em Israel, após pressão dos Estados Unidos, a reforma judicial deve ser revista. Por outro lado, os EUA tiveram nova alta de juros, enquanto o Brasil abriu investigação contra China, Colômbia e Peru por suposta prática de dumping.

Confira a edição 210 do Sagres Internacional

Podcast

Todo sábado, a partir das 13h, o Sagres Internacional vai ao ar com uma edição inédita. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Ouça o Sagres Internacional no seu agregador favorito
Confira as edições anteriores do Sagres Internacional