Na edição 247 do videocast Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de geopolítica Norberto Salomão, explicam a importância de Taiwan na geopolítica mundial. O professor destaca a história do país asiático e a sua divergência com a China para se entender o conflito atual entre as duas nações.

Taiwan passou por eleições presidenciais recentemente e elegeu Lai Ching-te. O pleito é extremamente importante para o conflito, pois o novo presidente é do Partido Democrático Progressista (PDP), que é contrário à unificação do país com a China. O resultado pode indicar o desejo de independência da população e poderia reforçar para os outros países a posição geopolítica dos taiwaneses de afastar-se dos chineses e manter a sua soberania enquanto nação.

No entanto, mesmo com o resultado pró-independência, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que não irá apoiar a independência de Taiwan. O fato é curioso e gerou uma grande repercussão, pois os EUA é o maior apoiador internacional do país. Além do norte-americano, o Brasil também indicou que não apoia a independência de Taiwan.

O anúncio ocorreu pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que disse na sexta-feira (19) que o país apoia “uma só China”, uma referência direta ao projeto de independência do país asiático. Na geopolítica, no entanto, esse posicionamento diplomático do governo brasileiro é tido como uma postura “tradicional”.

Outros assuntos

Além de Taiwan, o Sagres Internacional fala sobre os ataques dos Estados Unidos e Reino Unido contra os Houthis no Iêmen. Os Houthis são um grupo político-religioso do Iêmen contrário à Israel.

A crise política da Guatemala também é assunto nesta edição. A dupla do programa aborda a tentativa de golpe da direita que agravou a situação do país. Além disso, eles destacam as perspectivas do governo de Bernardo Arévalo.

Os assuntos do Giro Internacional são o cancelamento de benefícios sociais de mais de 27 mil pessoas na Argentina; a relação de juízes, policiais e políticos com o narcotráfico no Equador revelada pela megaoperação “Metástase”. Além do possível diálogo entre Irã e Paquistão para cessar ataques, e a guerra Israel x Hamas: Netanyahu rejeitou as condições do Hamas para um acordo sobre a libertação de reféns.

Então, assista tudo isso nesta quarta-feira (24), às 20h, na Sagres TV ou no canal do Sistema Sagres no Youtube.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

Ouça o Sagres Internacional no seu agregador favorito
Confira edições anteriores do Sagres Internacional