(Foto: Sapo Notícias/Portugal)

No podcast #39, o tema principal remete aos obstáculos enfrentados pela ex-colônia portuguesa, Moçambique, em seu processo de pacificação. A frase da semana será do presidente do chefe de gabinete da Casa Branca, Mick Mulvaney, que admitiu ajuda militar à Ucrânia. Também confira a música mais tocada na República Tcheca.

Dias após a população de Moçambique ir as urnas, na última terça-feira (15), diversas organizações internacionais apresentaram considerações sobre a lisura do processo eleitoral no país africano.

Enquanto missões de países africanos e representantes da comissão de países de língua portuguesa emitiram pareceres favoráveis e exaltou a pacificidade do processo, as missões da União Europeia fizeram as críticas mais duras. Apesar de destaque que a votação foi “bem organizada”, os observadores não deixaram de lista que a campanha ficou marcada por violência e dúvidas no recenseamento, conforme indicou o chefe da missão a Rádio França Internacional.

Junto as críticas do processo eleitoral, une-se a ameaça do Estado Islâmico no norte do país. O grupo reivindica a concretização de ataques na região norte do país. As autoridades negam a versão.

Os moçambicanos votaram para escolher o presidente da república, 250 deputados, os governadores estaduais e os parlamentares locais. De acordo com a lei, o anúncio do resultado oficial deve ser feito pela Comissão Nacional de Eleições até o dia 30 de outubro. Os dados iniciais apontam para liderança de Filipe Nyusi do partido Frelimo. O segundo candidato é Ossufo Momade (Renamo) e o terceiro é Daviz Simango (MDM). 

As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase da semana fica por conta do chefe de gabinete da Casa Branca, Mick Mulvaney, que admitiu que a ajuda militar dos Estados Unidos ofertada à Ucrânia teria ligação com o pedido do governo para o país europeu investigar “corrupção” atribuída a família do adversário de Trump, o democrata Joe Biden.

“Se você olhar para trás, em 2016, certamente ele estava preocupado com a corrupção naquele país”, justificou.

O chefe de gabinete americano ainda explicou como a ajuda financeira inicialmente foi bloqueada, porque “todos sabem que a Ucrânia é um lugar corrupto”, e “Trump estava demandando que o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, fizesse uma limpeza dentro de seu governo”.

Na polêmica, Hunter Biden, filho do pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos Joe Biden, foi acusado por Trump de que ele teria cometido ilegalidades enquanto seu pai estava na Casa Branca.

 

Músicas comentadas neste Episódio

Pavel Callta – Písnička ft. Pokáč

Ouça +

Sagres Internacional #38: Por que o abandono dos curdos pelos EUA pode dar nova vida ao Estado Islâmico

Sagres Internacional #37: Os desafios da crise institucional no Peru

Sagres Internacional #36: Os desafios da crise climática e a polêmica Greta Thunberg

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. Você também pode acompanhar pelo Sound Cloud, Spotify, Deezer, ITunes e Google Podcasts. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.