Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

No podcast desta semana, Rubens Salomão e o prof Norberto Salomão, analisam assuntos relacionados a polêmica proposta de mudança da embaixada do Brasil em Israel, o conflito árabe-israelense e as consequências para o mercado brasileiro. Você confere também, que o Papa Francisco recusa mediação na Venezuela e manda sinais de que não reconhece Nícolas Maduro como presidente.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, recebeu ainda no fim de 2018 a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, quando disse que tem a intenção de intensificar parcerias com o país em todas as áreas. Após a reunião, Netanyahu garantiu que Bolsonaro teria definido a mudança da embaixada brasileira, que está localizada em de Tel Aviv para Jerusalém.

“Bolsonaro me disse que não é uma questão de se, mas de quando”, refutou o presidente de Israel em encontro com a comunidade judaica em hotel em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Confira outros temas do Sagres Internacional #4

– Presidente da China abre negociações sobre guerra comercial com Estados Unidos e estabelece metas para 2019

 – Goiano coordena no Japão reunião que prepara debate sobre juventude e trabalho entre as 20 maiores economias do mundo, na Cúpula do G20 em Osaka

– Donald Trump declara emergência nacional para financiar muro na fronteira com o México

– Ernesto Araújo Brasil aponta que Brasil está pronto para atuar pela paz no Oriente Médio

 As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase da semana fica por conta do presidente da China, Xi Jinping, no discurso em que apresentou as metas para o ano de 2019. O ano novo chinês é o ano do porco, marcado por trabalho e determinação.

“Ao longo dos anos, o povo da China tem sido confiante e trabalhado de forma aplicada para criar os milagres que têm maravilhado o mundo. E agora, olhando para o futuro, apesar das dificuldades que poderemos encontrar, precisamos sempre olhar de perto para o povo trabalhador. Com confiança e determinação, continuaremos avançando um sólido passo depois de outro. Políticas para reduzir taxas e honorários devem criar raízes para facilitar o fardo das empresas. Precisamos continuar focados e trabalhando duro para atingir nossa meta de tirar outros 10 milhões de trabalhadores rurais da pobreza”.

O horóscopo chinês diferente do horóscopo ocidental, que leva em consideração apenas o estudo dos astros e elementos da natureza, se baseia também na associação das semelhanças entre as características dos seres humanos e de animais para prever o futuro. O ano chinês de 2019 começará no dia 5 de fevereiro e terminará em 24 de janeiro de 2020 e é regido pelo Porco de Terra.

Músicas comentadas neste Episódio

Ofra Haza – Im Nin’Alu [1978]

Banda Los Sebastianes – A Través Del Vaso

Los Ángeles Azules – Nunca Es Suficiente ft. Natalia Lafourcade

Ouça +

Sagres Internacional #3: Manifestações populares na França e a crise financeira na Europa

Sagres Internacional #2: Saída do Reino Unido da UE pode ter consequências catastróficas

Sagres Internacional #1: Manifestações sociais marcam encruzilhada política na Venezuela

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.