Capa do disco Abbey Road, dos Beatles, completa 50 anos (Foto: Apple Records/Reprodução)

A 44ª edição do Sagres Internacional destaca os 50 anos do 12º álbum da banda britânica The Beatles, Abbey Road. Lançado em 26 de setembro de 1969, leva o mesmo nome da rua de Londres onde situa-se o estúdio Abbey Road, e foi produzido e orquestrado por George Martin para a Apple Records.

O álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Hall da fama do rock ‘n’ roll. Além da qualidade, marca o fim da maior banda de todos os tempos. Depois de vender mais de 1 bilhão de unidades de discos desde a formação, em 1960, o grupo se separa em 1970.

Apesar de ter sido o penúltimo álbum lançado, foi o último a ser gravado pelos Beatles. As músicas do último disco lançado pelos Beatles, Let It Be, foram gravadas alguns meses antes das sessões que deram origem a Abbey Road.

The Beatles – Something (George Harrisson)

Abbey Road é considerado um dos melhores do grupo e parecia que os momentos de turbulências tinham passado e tudo havia voltado ao normal entre eles, mas na verdade o maior problema da banda começou a esquentar: Guerra de poderes.

Após a morte de Brian Epstein, Paul McCartney sugeriu que Lee Eastman, um advogado de sucesso, tomasse conta dos negócios, mas os outros integrantes, desconfiando e visando a uma proteção maior ao legado de todos, sugeriram que Allen Klein, (que era promotor dos Rolling Stones e tentava “roubar” os Beatles de Epstein há muito tempo).

Paul McCartney não concordou por achar absurdo pagar 15% de todos os lucros para Allen Klein. Após a separação da banda, Eastman foi advogado da carreira solo de Paul e Allen Klein acabou respondendo a processos na justiça por ter desviado cerca de cinco milhões dos Beatles. Os demais Beatles mantiveram contrato com Klein até 1977.

George Martin produziu e orquestrou o disco ‘Abbey Road’ junto com Geoff Emerick como engenheiro de som, Alan Parsons como assistente de som e Tony Banks como operador de fitas. Martin considera Abbey Road o melhor disco que os Beatles fizeram. E não é por menos:

É o mais bem acabado de todos e um dos mais cuidadosamente produzidos (comparável somente a Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band). A estrutura foi bastante pensada e discutida, e as visões discordantes dos integrantes da banda só contribuíram para a riqueza da criação final.

The Beatles – Here Comes The Sun

Foi Paul McCartney quem sugeriu criar a nova capa a partir de uma sessão de fotos através da faixa de pedestres localizada logo à frente dos estúdios da EMI em Abbey Road.

A ideia era que tudo fosse rápido, então os músicos se encontraram em um lugar familiar e ali fizeram todo o trabalho em nada mais, nada menos do que dez minutos.

Esse foi o tempo concedido para o fotógrafo Iain Macmillan pela prefeitura de Londres, e um policial ficou por ali nesses dez minutos segurando o trânsito enquanto McCartney, John Lennon, Ringo Starr e George Harrison iam pra lá e pra cá.

Ao todo, foram seis fotos e Paul acabou escolhendo a icônica imagem onde os integrantes dos Beatles atravessam a faixa de pedestres da esquerda pra direita em uma das ruas mais conhecidas do planeta hoje em dia.

A foto selecionada pelo baixista e vocalista, inclusive, o mostra fora de compasso com o resto da banda e segurando o cigarro, alguns entre tantos itens que levaram à teoria da conspiração de que ele estaria morto, sobre a qual ele falou recentemente pela primeira vez em cinco décadas.

Além de ter transformado o local em ponto turístico onde as pessoas vão até hoje, 50 anos depois, a capa também causou efeitos colaterais um tanto quanto indesejados.

Por exemplo, a placa do Fusca que aparece na arte de Abbey Road foi roubada várias vezes do automóvel que pertencia a um morador de um dos prédios da rua. Em 1986 ele foi vendido por 2.530 libras em um leilão e em 2001 foi colocado em exposição em um museu.

Além disso, desde 2011 existe uma webcam instalada no local para que você possa passar alguns minutos vendo o movimento de turistas que se esbaldam com fotos e vídeos e irritam os motoristas locais.

The Beatles – Come Together

The Beatles – Sun King

The Beatles – I Want You (Shes So Heavy)

Eleição de Richard Nixon

O ano de 1969 também foi primeiro da gestão de Richard Nixon à frente dos Estados Unidos, após vencer as eleições no ano anterior. Confira a seguir um trecho discurso do então presidente eleito.

“A paz que nós buscamos, a paz que buscamos vencer não é vitória sobre nenhum outro povo, mas a paz que vem com a cura, de várias formas, com a compaixão para aqueles que têm sofrido, com entendimento àqueles que se opõem contra nós, com a oportunidade para todas pessoas desta Terra de escolherem seu próprio destino.”

richardnixoncrop

Israel

Benny Gantz, principal rival do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não conseguiu formar um novo governo dentro do prazo estabelecido, o que aprofunda a crise política no país e aproxima Israel de uma terceira eleição em menos de um ano.

O partido Azul e Branco, de Gantz, anunciou o insucesso da negociação de uma aliança na quarta-feira, antes mesmo do fim do prazo de meia-noite dado pelo presidente de Israel, Reuven Rivlin.

Gantz não conseguiu formar um governo em Israel na mesma semana em que as acusações contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se tornam mais graves.

“Dadas as circunstâncias, me proponho a formar o mais amplo Governo possível, sob a minha direção. Como líder do Azul e Branco, considero a união para procurar uma solução, que integre os dois partidos numa solução de Governo rotativo. Eu serei primeiro-ministro nos dois primeiros anos e é possível que Netanyahu lidere o Governo nos dois últimos anos da legislatura, se já estiver liberto do caso judicial e puder exercer o cargo”, considerou Benny Gantz em conferência de Imprensa, em Telaviv.

Irã

ira

Foto: AP

O Irã enfrenta uma onda de protestos violentos desde a semana passada contra a alta dos preços dos combustíveis, que teria deixado mais de 100 mortos até agora.

O país de 80 milhões de habitantes também está praticamente sem acesso à internet, após um bloqueio imposto pelo governo, o que dificulta a obtenção de informações para saber a dimensão exata do que está acontecendo por lá.

As manifestações tiveram início depois que o governo iraniano anunciou aumento de 50% no preço da gasolina, limitado a 60 litros por mês — e um reajuste de 300% para os litros adicionais.

Épica final da Libertadores 2019 encerra ano agitado no Peru

flamengo

Foto: Alexandre Vidal/CRF

Lima, capital do Peru e sede da final da Copa Libertadores entre Flamengo e River Plate neste sábado (23), viveu um 2019 turbulento. A cidade que também abriga o poder peruano assistiu à morte de um ex-presidente, à prisão de outro, a um fechamento de congresso e à tentativa de destituição do atual mandatário, Martín Vizcarra.

Apesar do ano tenso no Peru, a Conmebol — entidade máxima do futebol na América do Sul —escolheu Lima para receber a final da Libertadores justamente porque a cidade peruana está em situação mais tranquila do que Santiago, capital do Chile. A violência nos protestos no país vizinho deixaram ao menos 20 mortos, e o presidente chileno, Sebastián Piñera, aceitou discutir uma nova constituição para acalmar os manifestantes.

Curiosamente, Lima deixou de receber outros dois eventos importantes do futebol por problemas na estrutura e na organização. A capital peruana deveria sediar a final da Copa Sul-Americana, que acabou ocorrendo em Assunção, no Paraguai. E diversas cidades no Peru abrigariam a Copa do Mundo Sub-17, mas a Fifa transferiu a sede para o Brasil.

Confira também nesta edição

– Impeachment de Trump: por que depoimento de embaixador é o mais comprometedor até agora;

– E ainda: a música mais tocada nas paradas da Bolívia.

Edições anteriores

Ouça +

Sagres Internacional vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. Você também pode acompanhar pelo Sound Cloud, Spotify, Deezer, ITunes e Google Podcasts. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais. A apresentação é de Rubens Salomão, com a participação especial do Professor Norberto Salomão.