Foto: Lusa

O tema do Sagres Internacional desta semana é, Coreia do Norte: O intrigante mundo dos Kim. Rubens Salomão e o prof Norberto Salomão, analisam também a crise que se intensifica na Venezuela e cerco que se fecha em torno do ditador Nicolás Maduro, com pressão internacional.

Nesta semana foi realizada uma nova cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte para tratar do programa nuclear do país asiático. O encontro entre Donald Trump e Kim Jon-un foi menor que o previsto, porque os dois lados não chegaram a um acordo sobre a retirada de sanções impostas pelos EUA.

O encontro entre os dois líderes, em Hanói, no Vietnã, terminou antes do previsto pelo cronograma original. Trump afirmou que os dois lados têm uma visão mais próxima que há um ano, mas que algumas divergências persistem, em especial sobre a área que a Coreia do Norte quer desnuclearizar e sobre as sanções impostas pelos Estados Unidos ao país asiático.

Confira outros temas do Sagres Internacional # 6

– Primeiro-ministro de Israel deverá ser denunciado antes de eleições nacionais

– EUA fazem acordo com Taleban para retirar tropas do Afeganistão em cinco anos

– Cristina Kirchner também vai responder por lavagem de dinheiro e tem segundo julgamento confirmado

– Ministro Brasileiro, Ernesto Araújo, responderá processo por crime de prevaricação

 As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase da semana é do auto-proclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, em pronunciamento durante visita ao Brasil nesta semana.

“Não é certo que exista um dilema na Venezuela entre guerra ou paz, como querem passar. A Venezuela está entre a democracia e a ditadura. Entre a miséria, a morte de nossa gente por fome, ou a volta ao caminho da prosperidade e integração. Minimizar o conflito hoje é querer culpar uma tendência ou outra e forjar um dilema entre guerra em paz. Não há dilema. Todos queremos a paz, mas não se pode viver em paz quando se massacram indígenas na fronteira com Roraima”.

Juan Guaidó, líder da oposição venezuelana, é reconhecido presidente interino por mais de 50 países. Guaidó afirmou, durante uma visita ao Brasil, que vai voltar a seu país, mesmo com “ameaças pessoais e familiares, mas também ameaças de prisão por parte do regime” de Nicolás Maduro.

A representante do governo dos EUA, Kimberly Breier, disse que a possível prisão de Guaidó, durante sua tentativa de voltar ao país, “seria um erro terrível do regime de Nicolás Maduro, talvez fosse o último erro que o regime cometeria”, indicando, uma possível intervenção no país.

Juan Guaidó definiu que a proposta de anistia feita para os aliados do chavismo que contribuam para a transição de governo pode incluir o ditador Nicolás Maduro.

Músicas comentadas neste Episódio

Arirang – Música folclórica tradicional

Hwiparam (Whistle) – Hye-Yeong Jeon

Música número 1 – Reino Unido

Ariana Grande – 7 rings

Ouça +

Sagres Internacional #5: A Síria: Entenda a guerra civil e a repercussão mundial

Sagres Internacional #4: A polêmica proposta de mudança da embaixada do Brasil em Israel

Sagres Internacional #3: Manifestações populares na França e a crise financeira na Europa

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.