No podcast desta semana Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão analisam assuntos envolvendo o Dia D na Segunda Guerra Mundial e os eventos que ocorreram a partir deste momento, inclusive a formação da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Dia D, também conhecido como Operação Overlord, foi realizado no dia 6 de junho de 1944. Neste dia aconteceu o desembarque de soldados aliados nas praias da Normandia, no norte da França. A operação tinha como objetivo libertar a França do domínio nazista e pressionar a Alemanha com outro front de batalha.

As tropas Aliadas queriam realizar a conquista de cinco praias localizadas na região administrativa da Normandia, e eram compostas principalmente, por soldados americanos, britânicos e canadenses. As praias onde os desembarques foram realizados receberam os nomes de Juno, Utah, Omaha, Sword e Gold.

De acordo com o historiador Max Hastings, foi mobilizado no Dia D cerca de 150 mil homens, transportados em 5.300 embarcações, além de 1.200 tanques e cerca de 12 mil aeronaves como apoio. Foram utilizados também paraquedistas, que saltaram em diferentes posições da Normandia para confundir as defesas inimigas e conquistar pontes importantes para garantir o avanço Aliado.

Carta da ONU

A Carta das Nações Unidas foi assinada, em São Francisco, no dia 26 de junho de 1945, onde 50 países se comprometeram com os 19 capítulos e 111 artigos da Carta, após o término da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional. o documento que fundou a ONU. Entre os valores descritos no documento, se destacam uma visão de paz mundial, a promoção dos direitos humanos universais e justiça para todos. o documento que fundou a ONU entrou em vigor a 24 de outubro de 1945.

A inclusão da igualdade de direitos de homens e mulheres na Carta da ONU, foi fruto da insistência de diplomatas latino-americanas lideradas pela cientista brasileira Bertha Lutz, que enfrentou forte oposição das delegações norte-americana e britânica. Apenas quatro mulheres assinaram o documento mais importante da organização: Minerva Bernardino, da República Dominicana, Wu Yi-fang, da China, Virginia Gildersleeve, dos Estados Unidos e a cientista e diplomata brasileira Bertha Lutz.

Filmes comentados nesta edição

O Resgate do Soldado Ryan (1998), de Steven Spielberg

O Desafio das Águias (1968), de Brian G. Hutton

O Mais Longo dos Dias (1962)

Músicas comentadas nesta edição

We’ll Meet Again – Vera Lynn

Imagine Me On The Maginot Line – George Formby 

Tal Vez – Paulo Londra

Ouça +

Sagres Internacional #78: As últimas acusações do Japão contra a China e o conflito sino-japonês

Sagres Internacional #77: Redução de arsenal nuclear dos EUA é condição da China para tratar do tema

Sagres Internacional #76: A polêmica proposta de transformar a histórica basílica Hagia Sophia