http://

Na edição #85 do Sagres Internacional Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão analisam o Brexit: primeiro-ministro Boris Johnson retoma a polêmica questão da Irlanda.

Também nessa edição, em campanha, Trump e Biden participam de homenagens a vítimas do 11 de setembro de 2001. Na América Latina, homenagens e protestos: no 11 de setembro de 1973, Chile recorda 47 anos do golpe a Salvador Allende. Ministra diz que governo brasileiro tomou medidas internacionais para controlar preço interno do arroz. China e Irã rejeitam denúncia da Microsoft sobre tentativas de ataques hackers em campanhas presidenciais nos EUA.

Abre aspas

O SI #85 abre aspas para os dois candidatos à presidência dos EUA, Donald Trump e Joe Biden, que deram uma pausa da disputa eleitoral por conta das homenagens referentes aos atentados de 11 de setembro de 2001.

“Juntos, eles tomaram a cabine de controle, confrontaram o mal puro de frente e, no seu último ato nesta Terra, eles salvaram nossa Capital”, disse Trump.

“Uma das marcas de ser americano é entender que algo é maior e mais importante que você”, afirmou Biden.

Loc… Rivais na eleição presidencial, o republicano Donald Trump, 74 anos, e o democrata Joe Biden, de 77, participaram nesta sexta (11) de cerimônias em homenagem às vítimas dos ataques de 11 de Setembro de 2001, no 19º aniversário do atentado.

O presidente, que tentará a reeleição em 3 de novembro, viajou para Shanksville, na Pensilvânia. O plano da organização era jogar a aeronave do voo 93 da United Airlines contra o Capitólio, sede da Câmara e do Senado dos EUA, em Washington. Os passageiros, porém, tentaram recuperar o controle do avião das mãos dos terroristas e ela acabou caindo em um campo vazio. Todos as 44 pessoas a bordo morreram.

O candidato democrata e sua mulher, Jill, compareceram ao memorial às vítimas no Marco Zero, local onde ficavam as torres gêmeas em Nova York – Trump enviou seu vice, Mike Pence, para a cerimônia. Nem Biden nem Pence discursaram, já que por tradição apenas os familiares das vítimas falam.

Tema do dia 

“Bem, é claro que vimos o primeiro-ministro desrespeitando a Lei no ano passado em relação ao Parlamento, vimos o comportamento de Dominic Cummings (Conselheiro-Chefe do primeiro-ministro) e nós sabemos que esse governo está preparado para quebrar suas obrigações internacionais. O que o primeiro-ministro disse é um completo lixo e ele sabe disso. Mesmo no seu papel branco estava claro que a ajuda do estado será tirada da Escócia e entregue para Westminster (ao governo). O primeiro-ministro quebra as leis internas, desampara o povo escocês, ignora as preocupações das comunidades escocesas e pressiona pela aprovação desde projeto”, disse Iam Blackford, membro do parlamento do Reino Unido.

“A resposta, senhor presidente, é que nós vamos mesmo pressionar pela aprovação deste projeto porque acredito que os ataques sobre ele são totalmente ilógicos. Na verdade, o projeto apresenta uma transferência substancial de poderes e soberania à Escócia, ao País de Gales e a Irlanda do Norte. É um grande ato devolucionário e o que ele também faz, e acredito que devamos concordar sobre isso, é que ele também garante a integridade do mercado interna do Reino Unido”, respondeu Boris Johnson.

A União Europeia afirmou ao Reino Unido nesta quinta-feira (10) que o país precisa abandonar urgentemente uma proposta que, para o bloco, violaria o tratado de saída e afundaria quatro anos de negociações sobre o Brexit. Porém, o governo do primeiro-ministro Boris Johnson recusou o pedido e seguiu em frente com o projeto de lei. Segundo a BBC, o projeto apoiado por Johnson mexe em um protocolo aprovado sobre as fronteiras irlandesas, um dos temas mais polêmicos do Brexit.

Confira a música mais tocada em Israel 

Bar Sabri – Johnny

 

Confira as músicas tocadas nesta edição

The Beatles – A Hard Day’s Night

Sex Pistols – Anarchy In The UK

 

Rolling Stones – [I Can’t Get No] Satisfaction

The Who – My Generation

Radiohead – Fake Plastic Trees

Led Zeppelin – Stairway To Heaven

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-GO. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Confira as edições anteriores

http://