Na edição #87 do Sagres Internacional, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão analisam a 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas e o discurso no púlpito virtual de Donald Trump, na última terça-feira (22). O presidente e candidato a reeleição nos Estados Unidos, utilizou o palanque para atacar a China.

Além desse tema central, o podcast tratou de outros assuntos, como a renúncia do primeiro-ministro do Líbano, o discurso do Papa Francisco na ONU, aquecimento global e Guiadó na Venezuela.

Abre aspas

O SI#87 abre aspas para o primeiro-ministro do Líbano, Mustapha Adib, que renunciou ao cargo após 1 mês o ocupando. De acordo com o político, o posto foi deixado depois de perceber que seu modelo de governo ideal, estava destinado a fracassar.

“Vamos escolher um time ministerial com expertise e competência. Nós também vamos realizar rápidas reformas que vão colocar o país no caminho para a recuperação e para o fim perigoso ao sangramento financeiro, econômico e social” disse o ex-ministro.

Várias implementações do primeiro-ministro tiveram empecilhos para serem executadas. Isso porque, os grupos xiitas do país, Hezbollah e Amal, insistiram para permanecer no Ministério das Finanças, além disso, solicitaram os ministros xiitas para o novo governo. Ainda, Mustapha não os consultava nas tomadas de decisões.

“Pedi desculpas por continuar a missão de formar um governo depois que ficou claro que um gabinete com as características que estabeleci estaria fadado ao fracasso…Boa sorte a quem for escolhido para esta difícil tarefa depois de mim”, completou.

Tema do dia

Nesta terça-feira (22), se realizou a 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Sendo assim, o destaque do dia foi o discurso do presidente americano Donald Trump, que está concorrendo à reeleição do cargo, daqui pouco mais de 1 mês. Dessa forma, culpou a China pela disseminação do novo coronavírus, se disse favorável ao unilateralismo e desprezou os acordos internacionais assinados pelos antecessor, Barack Obama. 

“Temos lutado uma terrível batalha contra o inimigo invisível – o vírus chinês, que tirou vidas incontáveis em 188 países. E os EUA tiveram a mais agressiva mobilização, desde a segunda guerra mundial”, discursou

Ademais, reforçou estar orgulhosamente colocando os Estados Unidos em primeiro lugar e ainda, aconselhou os outros países a fazerem o mesmo.

Outros temas

  • Em discurso na ONU, Papa cita ‘perigosa situação da Amazônia’ e diz que crise ambiental é ligada à social;
  • Os mapas que mostram o impacto do aquecimento global no futuro das crianças de hoje;

  • Guaidó rejeita participar de eleição para evidenciar fraude: ‘Mundo já sabe que Venezuela é uma ditadura’

Confira as músicas tocadas nesta edição

Muse – Uprising

Green Day – American Idiot

Jason Mraz – Vote Louder

Guns N’ Roses – Civil War

Confira a música mais tocada em Belarus

MORGENSHTERN & Тимати – El Problema 

 

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-GO. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Mariana Dias é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e a Unialfa sob supervisão do jornalista Johann Germano