Na edição #91 do Sagres Internacional, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão analisam a polêmica Constituição chilena, que quase 80% da população do país decidiu trocar. Além disso, as estratégias adotadas por Donald Trump e Joe Biden na reta final das eleições nos Estados Unidos, o coronavírus na Europa, ordem de prisão contra Evo Morales anulada e a Amazônia.
Abre Aspas
O Abre Aspas da semana envolve os dois candidatos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e Joe Biden. As eleições no país americano estão chegando ao fim, sendo assim, os presidenciáveis adotaram novas estratégias de campanha.
“O distrito de Washington está fechado. O prefeito fechou. Então, nós temos um hotel e não sei se vai ser permitido que o usemos ou não e, se for o caso, provavelmente ficaremos aqui”… “Mas nós teremos uma vitória tremenda e será a vitória mais importante de nossas vidas”, declarou o atual presidente.
“Vejam só, está começando a chover, então vou resumir: Não vejo a América desta forma (dividida). Em 2008 e 2012 vocês colocaram sua confiança em Barack e em mim. E adivinhem: em cada dia em que estivemos no cargo, nós trabalhamos para vocês em todo o país. Nunca foi sobre os estados vermelhos ou azuis, mas para os Estados Unidos da América”, acentuou o democrata Biden
Na última semana de campanha, Trump possui 17 comícios presenciais com muitas pessoas. Enquanto a agenda de Biden está com menos eventos e pessoas, além da principal forma ser drive-in.
Tema do Dia
O Sagres Internacional abordou de forma central a Constituição do Chile. Para recordar, em 2019, o país sul-americano sofreu uma onde de protestos histórica que durou de outubro a março de 2020. Um dos motivos para se querer a mudança do documento é a herança do governo ditatorial de Augusto Pinochet e por dar um papel residual ao Estado na prestação de serviços básicos.
De acordo com o resultado da votação, 78% é a favor da reforma do documento atual, e 22% contra. Além disso, os eleitores também decidiram que a Constituinte será inteiramente composta por novos membros eleitos, sem a necessidade de filiação partidária.
Outros temas abordados
- Coronavírus: o que a Europa está fazendo para tentar conter a segunda onda
- Justiça boliviana anula ordem de prisão contra ex-presidente Evo Morales
- Diplomatas que vão sobrevoar Amazônia com Mourão ouvem ONGs sobre desmatamento
Músicas tocadas nesta edição
Victor Jara – El Derecho de Vivir en Paz
Violeta Parra – La Carta
Violeta Parra – Volver a los 17
Confira a música mais tocada no Egito
Mohamed Ramadan & Gims – YA HABIBI
Confira as edições anteriores do Sagres Internacional:
Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Unialfa, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas