No Circula Roupas desta semana, você vai aprender a aproveitar outro tipo de material que costuma ficar esquecido em casa ou vai parar no lixo mesmo: é o papel usado.

A professora Adriane Camilo, da PUC Goiás, ensina como reciclar papéis usados transformando-os em novos e artesanais, usando inclusive sementes ou ervas. E claro, é muito fácil e divertido.

Passo a passo

O primeiro passo é cortar o papel usado em pequenos pedaços. Coloque-os na água por pelo menos 12 horas, para que possa amolecer bastante.

Depois, coloque aproximadamente três copos d’água no liquidificador e adicione o papel já amolecido. Bata até que o material se transforme em uma espécie de polpa. Em seguida, acrescente um pouco de corante de tecido da cor que preferir. Mas atenção, porque o pigmento e super potente, então comece com pouca quantidade e adicione mais se for necessário.

Aí é só bater mais um pouco para misturar bem. Depois disso, despeje a massa em uma bacia grande com água. Ela deve ter o tamanho suficiente para mergulhar as molduras que servirão para produzir o novo papel.

Quem preferir um papel mais charmoso, essa é a hora de usar as ervas ou sementes da sua preferência. Você também pode reaproveitar as cascas de cebola que iriam para o lixo, porque elas também dão um efeito bacana no papel quando ele estiver seco.

Mergulhe as molduras na água para moldar o novo papel na peneira que você construiu. Não se esqueça de mexer um pouco a água para que a massa se desprenda do fundo da bacia. Deixe mergulhada até que a massa com água preencha uniformemente a tela.

A doutora em Artes Visuais Adriane Camilo mostra como confeccionar o papel reciclado (Foto: Sagres TV)

Retire a moldura do suporte e deixe escorrer para tirar o excesso. Vire o novo papel em um tecido ou jornal e retire o excesso de água com uma esponja ou bucha. Retire a moldura com tela e cubra com mais um pedaço de tecido de algodão ou jornal.

Feito isso, é só colocar o papel para secar na sombra pelo tempo que for necessário, até que fique completamente seco. Quem quiser um papel mais espesso, é só colocar mais polpa.

A jornalista e idealizadora do Circula Roupas, Luciana Nunes, utiliza o papel reciclável nas tags e etiquetas das roupas que são comercializadas na Lucid Bag. ”Posso garantir a vocês que é um sucesso. As clientes adoram a experiência de pegar algo que iria para o lixo, picar, colocar na terra e ver nascer a partir daí uma planta”, afirma.

Faça o mesmo. Com um papel mais grosso, você pode utilizar como embalagem, por exemplo, e até cartões de visita. O mercado tem tido abertura muito grande por quem produz papel reciclado, então é também uma oportunidade de negócio.

Confira edições anteriores

Aprenda a tingir com produtos naturais e dar cores vivas a peças esquecidas no guarda-roupas

Produtos naturais são opções sustentáveis para tingimento de roupas

Desapego: 5 dicas sobre o que fazer com peças retiradas do guarda-roupas