Desenvolver na criança o gosto pela leitura é um desafio para educadores. A atração dos pequenos pelos aparelhos tecnológicos, como smartphones e computadores, permite o acesso a redes sociais, jogos, filmes e séries, e se tornam distrações que afastam as crianças da leitura.

“Nós estamos lidando com crianças que são nativos digitais. Crianças que não sabem ler, mas já nascem sabendo mexer no celular. Por isso é um desafio, principalmente na escola, porque as crianças têm muitos estímulos em mundo totalmente tecnológico onde o formato de conteúdo a que eles têm acesso é muito mais rápido”, explica Luma Santos, diretora pedagógica do Colégio Simbios.

Hoje, existem diversos aplicativos e sites que trazem a opção dos livros em formato digital. Os alunos conseguem a partir do tablet, do computador ou até mesmo do celular acessar os livros. Para a pedagoga, através dessa alternativa, a criança vai se sentir mais estimulada.

“Precisamos aprender a usar a tecnologia não como uma inimiga, mas como uma parceira e tentar trazê-la para a vida da criança mostrando que tecnologia não são apenas os vídeos, redes sociais e jogos, mas também são livros e que a leitura neste formato também pode ser mais atrativa”.

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Papel do professor

Na escola uma das estratégias para despertar o interesse das crianças pelos livros é fazer com que o momento da leitura seja prazeroso para todos. O professor é o responsável por dar os primeiros passos com as crianças e mostrar que a leitura não é somente obrigação.

“Dentro de sala de aula, o professor precisa utilizar algumas estratégias para buscar nesse aluno a imaginação, o lúdico e assim despertar a curiosidade fazendo a leitura com eles em sala de aula”, ressalta a pedagoga.

Para mostrar aos alunos que ler pode ser algo divertido, é importante buscar leituras que sejam do interesse das crianças.

“Os gibis são uma boa alternativa. Normalmente tem poucos textos e muitas imagens e isso vai incentivar o hábito de ler. Até mesmo revistas que sejam voltadas para crianças e que tenham atividades que unam a parte da leitura e de jogos e brincadeiras contribuem para que as crianças gostem de ler”.

Parceira escola-família

Para que as crianças tomem gosto pela leitura, é preciso dar a continuidade ao trabalho realizado dentro da sala de aula. A família tem um papel fundamental para que as crianças continuem tendo acesso à leitura, sendo incentivadas a ler e, acima de tudo, tendo exemplos no meio familiar.

“Realmente pesa muito quando a criança não tem esse exemplo dentro de casa e o incentivo fora da escola. Se não tiver essa parceria com a família, a criança acaba vendo a leitura apenas como uma obrigação, algo chato a se fazer e isso não pode acontecer, pois vamos acabar perdendo esse futuro leitor”.

Para incentivar a criança, é ideal trazer coisas que fazem parte do mundo dela, dos gostos e dos interesses que ela possui.

“A partir desse primeiro passo, a criança já começa expandir cada vez mais esse mundo da leitura, surgem novos conhecimentos e interesses dentro da leitura e isso vai se tornando natural na vida da criança e, posteriormente, elas se tornas adolescentes e adultos leitores”.

Benefícios da leitura

Através da leitura a criança desenvolve diversas habilidades. O hábito estimula a criatividade, aumenta o vocabulário, melhora a atenção, memória e raciocínio.

“Quem lê bem, interpreta bem, consegue visualizar as entrelinhas do que está sendo dito. A criança desenvolve o senso crítico e constrói uma postura própria diante da leitura”.

Luma explica que é possível ver claramente o desenvolvimento da criança que tem o hábito da leitura.

“Ela está muito à frente daquela criança que não lê. O desenvolvimento cognitivo e social é muito mais elevado. Quem lê bem e de forma assídua vai conseguir desenvolver muito mais que o aluno que só recebe o conhecimento, seja pela professora ou intermediada de alguma outra forma”, finaliza.

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