Eleitos em 2022, os políticos tomam posse em 2023. No primeiro dia do ano, em 1º de janeiro, são empossados o presidente da República e o vice-presidente, neste caso, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, respectivamente. A data foi definida em 1988, pela Constituição Federal. A partir de 2027, a posse deixa de ser no dia 1º e passa a ser realizada no dia 5 de janeiro.

No caso dos governadores, a posse também ocorre em 1º de janeiro, e a partir da próxima eleição, o eleito será empossado no dia 6 do mesmo mês.

Na quinta-feira passada (16), o Senado divulgou o roteiro da solenidade de Lula e Alckmin. O primeiro momento será às 13h45, no Congresso Nacional. A expectativa da primeira-dama, Janja Lula da Silva, é que a solenidade no Planalto ocorra durante o pôr do sol, a partir das 17h. A parte da solenidade prevista para ocorrer no Itamaraty deverá ter início às 18h30.

Em Goiás

A cerimônia de posse do governador reeleito por Goiás Ronaldo Caiado (UB) e do vice Daniel Vilela (MDB) será realizada em sessão solene a partir das 17h. A solenidade será comandada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira (PSD), no plenário Iris Rezende.

Poder Legislativo

Já a posse dos deputados, tanto federais quanto estaduais, e senadores é realizada no dia 1º de fevereiro. Haverá uma primeira reunião preparatória e, em seguida, a segunda reunião para eleição do presidente da Casa. Posteriormente, terá uma terceira reunião, destinada à escolha dos demais integrantes da Mesa Diretora, para mandato de dois anos.

Leia mais: