Com a pandemia, a quarentena e o isolamento social, muitos acabam se descuidando da alimentação. A Sagres TV convidou a nutricionista funcional, líder e coach em Nutrição, mestre em Nutrição e Saúde, Lana Angélica Braudes, para falar sobre os cuidados com alimentação e nutrição em tempos de isolamento.

De acordo com a nutricionista, com isolamento social, o consumo de bebidas alcoólicas e fast-foods aumentou bastante. “Nós precisamos ter bastante atenção com a nossa alimentação, pois o que era exceção agora está entrando na rotina. É necessário ter cuidado também em relação aos horários da alimentação, como ficamos muito tempo dentro de casa acabamos perdendo a noção do tempo e assim perdemos os horários das refeições, o que gera um prejuízo para nossa saúde. Nós temos que aprender a ter disciplina dentro de casa também. Uma boa alternativa é colocar um despertador para tocar para preparar a refeição e se alimentar”, disse.

Segundo Lana Angélica um erro que está sendo muito cometido é se alimentar perto da hora de dormir. “O nosso organismo também precisa descansar da digestão e nós precisamos dar um tempo para o organismo descansar junto com a gente”, explicou.

Ainda de acordo com a nutricionista, neste momento de isolamento social, é importante não pensar apenas em inserir alimentos bons, mas também retirar aqueles que fazem mal à saúde. “Novamente é importante retirar ou diminuir o consumo de álcool e fast-foods como essas comidas prontas ricas em açúcares, gorduras, conservantes e aditivos químicos. É preciso também inserir na alimentação mais verduras e frutas, porque são estes alimentos que possuem as vitaminas e minerais que o nosso corpo vai utilizar para formar nossa imunidade. É importante também o consumo de castanhas como do Pará e de baru, sementes de girassol, sementes de abóbora, que são ricas em óleos saudáveis e em vitamina E que é extremamente boa para a imunidade”, esclareceu.

Lana Angélica também explicou que é comum que as pessoas pensem muito na vitamina C, que está presente nos alimentos cítricos, por exemplo, limão, acerola e laranja. Segundo ela, esta vitamina realmente é importante, mas existem outras.

“A vitamina E, também é um antioxidante e trabalha em harmonia com a C, as duas precisam estar equilibradas. Outra vitamina muito importante é a D que não deve ser só suplementar. Nós precisamos do sol mesmo morando em apartamento é importante tirar um tempo para ele”, explicou.

Confira na íntegra a entrevista com a nutricionista Lana Angélica, no início do Tom Maior desta terça-feira (23)