Foto: Divulgação

Por ser um hospital filantrópico, sem fins lucrativos, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia depende de doações para proporcionar atendimento de qualidade e humanizado à população de várias partes do estado. A área da nutrição, por exemplo, precisa sempre ter mantimentos que garantam uma alimentação equilibrada.

É por este motivo que o superintendente administrativo da Santa Casa, Irondes José de Morais, comemorou a ajuda de donativos que virá por meio da XXVI Exposição Nacional de Orquídeas de Goiânia, que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de julho. Os primeiros 2 mil participantes que levarem 1kg de alimento não perecível ganharão uma muda de orquídea. As doações serão entregues à Santa Casa de Goiânia. 

“Essa é a segunda vez que realizamos essa parceria, que para nós, é de extrema importância pois nós temos um restaurante que funciona diariamente e depende dos alimentos. Além disso, as plantas têm uma função terapêutica que contribuem para o bem-estar de quem as têm, é também uma questão de saúde mental”, explica Irondes José.

Segundo a organizadora do evento, Naturalina José da Silva, a Santa Casa de Goiânia foi escolhida devido ao importante trabalho que realiza em apoio a quem precisa de atendimento de saúde e não pode pagar por isso. Ela acredita “que esses alimentos vão ajudar a suprir a necessidade da Santa Casa, que deve-se utilizar uma grande quantidade de mantimentos para receber os pacientes diariamente”. 

A exposição é realizada pela Associação Goiana dos Orquidófilos e tem por objetivo levar ao conhecimento dos visitantes informações sobre o cultivo da planta, além de suas propriedades terapêuticas. 

Função terapêutica das Orquídeas 

Após sofrer com dificuldades que foi elevada a um início de depressão, Kenede Henrique Morais conheceu o mundo das orquídeas por recomendação médica. E a partir disso apaixonou-se pela beleza e perfume dessas plantas, estudou biologia e hoje possui cerca de 20 mil mudas. “Ela é uma obra divina, um presente de Deus para nós. Através dela nós conseguimos nos compreender  mais. É uma terapia fantástica”.

Os benefícios de algumas espécies de orquídeas são conhecidos no campo médico para auxiliar no tratamento de doenças do corpo e da mente. O psicólogo da Santa Casa de Goiânia, Roberto Ribeiro, confirma que a interação com a natureza pode ser benéfica às pessoas. “Muitas pessoas projetam a falta de algo que já se foi no comportamento de cuidar de plantas aliviando o sentimento da perda e trazendo uma melhor qualidade de vida”.

Com informações da assessoria de comunicação