A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia publicou portaria em que regulamenta o empréstimo de oxímetros para pacientes que testaram positivo para Covid-19. De acordo a pasta, os equipamentos serão repassados de forma temporária a moradores da região Noroeste de Goiânia.

Os equipamentos medem a oxigenação sanguínea pela ponta dos dedos auxiliando no reconhecimento de um possível comprometimento pulmonar. Em diversos casos, o auxílio de um oxímetro, tem se mostrado extremamente eficaz para proteger a vida das pessoas e evitar procedimentos invasivos e mais arriscados, como as intubações, por exemplo.

O empréstimo será realizado após avaliação do profissional Médico ou Enfermeiro da  unidade de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, para os seguintes casos clínicos: Usuários com 60 anos de idade ou mais; Gestantes e puérperas; A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (10).

Ainda usuários que apresentem comorbidades como: hipertensão arterial ou outras cardiopatias, diabetes melitus, obesidade, pneumopatias e doenças renais e usuários em uso de corticoideterapia;

A distribuição de aparelho do oxímetro de pulso será realizada inicialmente para os pacientes residentes na região Noroeste, em virtude dos indicadores epidemiológicos daquela região, podendo ser estendido às demais regiões da capital, caso haja alteração no cenário epidemiológico.

O empréstimo do equipamento ocorrerá pelo prazo inicial de 15 dias contando da data de retirada do mesmo na unidade de saúde, podendo ser prorrogado ou antecipado, em razão da situação clínica do paciente, mediante solicitação do médico.