(Foto: Jeronimo Junio / Sagres ON)
A Prefeitura de Goiânia adquiriu, por meio de locação, seis novas ambulâncias tipo “B” (Unidade de Suporte Básico), para atender a população de Goiânia e região metropolitana. O contrato é de 180 dias e se deu pela necessidade de atendimento pré hospitalar e inter-hospitalar do atendimento médico de urgência, SAMU 192.
O Ministério da Saúde preconiza que a frota de ambulâncias, para uma cidade do tamanho de Goiânia, seja de pelo menos 13 ambulâncias para o atendimento básico e quatro para atendimento avançado.
De acordo com a secretaria de saúde de Goiânia, Fátima Mrué, a prefeitura até tem esse número de ambulâncias, mas o fato é de que algumas estão sucateadas. “Na verdade o número de ambulância correto a gente tem, só que elas estavam numa situação crítica, rodando e parando, deixando a população desassistida” relata.
Fátima Mrué relata que em breve outras ambulâncias deverão chegar para compor a frota da capital, haja vista que toda a documentação necessária para isso já foi entregue ao Ministério da Saúde. “Seis ambulâncias novas do Ministério da Saúde, já virão no próximo mês de julho e no máximo na primeira semana de agosto essas ambulâncias já chegarão. E o restante da frota no processo mais de alguns meses a seguir” conclui Fátima Mrué.
O superintendente do Samu, André Braga, ressalta a importância das novas ambulâncias. “A importância é que esses novos carros, vem para fazer a composição da nossa frota. Com isso nós buscamos o quê, economicidade, porque é um carro que economicamente se torna viável porque eu deixo de gastar com manutenção alta mensal com a frota antiga e ponho uma frota nova para prestar assistência imediata a população que tanto necessita” finaliza o superintendente do Samu.
A empresa que disponibilizou às ambulâncias será responsável pela manutenção e substituição das mesmas, caso necessário.