A partir da próxima segunda-feira (9) a Secretaria Municipal de Saúde vai colocar em funcionamento um novo modelo de emissão do “chequinho”, o protocolo eletrônico. Com ele, o paciente só vai precisar comparecer uma vez à unidade de saúde para marcar o exame.
No novo modelo, caso não tenha o vale para o exame pretendido, o paciente vai receber um número de protocolo. Quando o exame for liberado, o paciente será avisado por telefone pela SMS do local, data e endereço para sua realização. O usuário também vai poder acompanhar o andamento de seu pedido pela internet, no endereço www.goiania.go.gov.br.
Uma vez comunicado, o paciente terá dez dias para marcar o exame no laboratório indicado e, feito isso, outros 30 dias para realizá-lo. Os exames que não forem agendados e feitos nos prazos estabelecidos serão devolvidos ao sistema para que sejam utilizados por outros usuários.
O secretário municipal de Saúde, Elias Rassi Neto, afirmou que os resultados começarão aparecer, efetivamente, a partir do mês de agosto. A estimativa é que, das cerca de 250 mil pessoas que procuram exames mensalmente, entre 2 mil e 3 mil vão precisar ser avisadas.
O novo modelo inclui também a participação de todos os municípios do interior do Estado. Neste caso, a Secretaria de Saúde de cada um deles será a responsável por avisar aos pacientes da lista de espera de sua cidade.
Nos últimos dois meses, a SMS emitiu 1,262 milhão de chequinhos, sendo 686 mil em junho e 576 mil em maio. O serviço oferece cerca de 430 exames diferentes, dentre eles hemograma completo, dosagem de colesterol, análise de urina, ultrassonografia, radiografia e eletrocardiograma.