A Saúde é o tema de maior preocupação da população goianiense atualmente. Os dados são de pesquisa do instituto Grupom, encomendada pela Rádio 730.
De acordo com a análise, entre os eleitores entrevistados em diversas regiões da capital, 89,5% afirmaram que a Saúde é um dos três maiores problemas da cidade, seguida pela Segurança Pública, com 75,2%, e transporte coletivo, com 43,4%.
O problema é ainda maior na região noroeste da capital, com 97,4%. Nesta mesma região, apesar de ser considerada uma das mais violentas, o quesito Segurança Pública aparece com apenas 76,1%.
A região noroeste também foi a que mais apontou insatisfação no quesito transporte coletivo, com 47%, seguida da região centro/sul, com 45%.
Solução
Na pesquisa sobre quem deveria ser o responsável pelos serviços públicos indicados, a população se mostrou dividida entre a prefeitura municipal e o governo do Estado. 45,7% do eleitorado na capital acredita que a solução cabe ao prefeito Paulo Garcia (PT), enquanto 46,6% afirmou que o governador Marconi Perillo (PSDB) é quem deveria solucionar a questão.
No quesito Segurança Pública, a situação se inverte. 48,5% dos entrevistados apontam o governo estadual como responsável, enquanto 43,4% afirmam que a solução referente à criminalidade é da administração municipal.
Análise dos candidatos
Diante dos dados da pesquisa, a candidata Adriana Accorsi (PT) avalia que os principais problemas da Capital refletem ela tem ouvido nas ruas em suas ações de campanha.
{mp3}Podcasts/2016/setembro/02/problemasum{/mp3}
O candidato Vanderlan Cardoso (PSB) comentou os números da pesquisa Grupom/Rádio 730 e aponta que, de fato, percebe que o atendimento à saúde é o principal problema apontado pelos eleitores.
{mp3}Podcasts/2016/setembro/02/problemasdois{/mp3}
Já Iris Rezende, candidato pelo PMDB à prefeitura de Goiânia, acredita que a população tem várias demandas e destaca trabalhos que podem ser realizados na área de segurança pública.
{mp3}Podcasts/2016/setembro/02/problemastres{/mp3}
O candidato delegado Waldir (PR) considera que tem especialidade técnica para lidar com os problemas da Segurança e apresenta ideias sobre o atendimento à saúde em Goiânia.
{mp3}Podcasts/2016/setembro/02/problemasquatro{/mp3}
Outro relatório da pesquisa Rádio 730/Instituto Grupom, apresenta a avaliação dos eleitores de Goiânia sobre as gestores municipal, do prefeito Paulo Garcia (PT), e estadual, do governador Marconi Perillo (PSDB).
O levantamento mostra avaliação negativa (ruim/péssima) de 73,7% dos entrevistados em relação à gestão em Goiânia, sendo que outros 16,3% acreditam que administração é boa/ótima e 10% a consideram regular.
Já o trabalho do governo estadual é aprovado por 36,3%, reprovado por 54,3% e outros 9,4% o consideram regular.
A candidata do PT, Adriana Accorsi, defende a gestão do prefeito Paulo Garcia e alega que o petista teria enfrentado dificuldades herdadas pela administração anterior, do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB).
{mp3}Podcasts/2016/setembro/02/avaliacaoum{/mp3}
O candidato Iris Rezende (PMDB) aponta que a má avaliação da atual administração é positiva para sua candidatura.
{mp3}Podcasts/2016/setembro/02/avaliacaodois{/mp3}
Já o candidato do PSB, Vanderlan Cardoso, que é apoiado pela base do governador Marconi Perillo (PSDB), acredita que a reprovação da gestão tucana por mais de 50% dos entrevistados não deve atrapalhar sua campanha a prefeito de Goiânia.
{mp3}Podcasts/2016/setembro/02/avaliacaotres{/mp3}
Por fim, o candidato delegado Waldir Soares (PR) aponta que não tem relação com nenhuma administração, seja da prefeitura de Goiânia ou do governo estadual.
{mp3}Podcasts/2016/setembro/02/avaliacaoquatro{/mp3}
A pesquisa entrevistou 521 eleitores entre os dias 22 e 24 de agosto em 124 bairros da capital.
Registro da Pesquisa: Protocolo nº GO-05402/2016 de 19/08/20162