A gravidez é um período recheado de sentimentos positivos, como a alegria do resultado positivo no teste. Mas que também vêm acompanhados de mudanças na vida da nova mãe e geram preocupações e expectativas com a nova fase. 

Todas as variáveis e oscilações emocionais deste período trazem uma sobrecarga que pode impactar sobre a saúde mental da mulher. Esse é um grande desafio para saúde pública no mundo, mas ainda pouco discutido e tratado, tanto na atenção pré-natal como no pós-parto.

Segundo a psicóloga Sabrina Abreu a romantização da maternidade ao longo da história traz para esse período um grande desafio às mulheres, que muitas vezes acabam se sentindo sozinhas frente às emoções contraditórias do período. 

“Isso somado ao fato de que a saúde mental dessa mulher ainda é negligenciada durante o pré-natal, tornam a gestante mais suscetível ao desenvolvimento de doenças mentais”, explica a psicóloga.

Saúde da mãe e do bebê

De acordo com a especialista, o período da gestação e pós-parto são momentos críticos para a saúde das mulheres e dos seus bebês, fundamentais para o estabelecimento de padrões parentais, para a formação de vínculo e para o desenvolvimento infantil. Por isso, precisa ser tratado com atenção também do ponto de vista mental.

“Entre o terceiro e o décimo quinto dia pós-parto, a mulher apresenta sintomas muito semelhantes a depressão, mas que na maioria das vezes são passageiros. É a persistência desses sintomas e a sua intensidade que podem sinalizar um acometimento psíquico”, explica a psicóloga.

A profissional explica que é fundamental romper paradigmas e abrir espaço para que a mulher possa se expressar, é necessário romper com o mito da mulher heroína, que permeia uma maternidade idealizada socialmente.

Precisamos disso para enxergar as mulheres reais, humanas e possíveis que vivenciam, cada uma a seu modo, a maternidade”, conclui Sabrina.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 3 – Saúde e Bem-estar.