A ministra da saúde do Brasil, Nísia Trindade, afirmou que o país deseja criar uma coalizão para a produção regional de vacinas e medicamentos em países e regiões que têm dificuldade de acesso a imunizantes. Portanto, a pauta estará na Reunião de Ministros de Saúde do G20, que ocorre entre os dias 29 e 31 de outubro, no Rio de Janeiro.

A reunião é mais um passo para definir os assuntos prioritários para a Cúpula de Líderes do G20, que será realizada no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro. Para Nísia Trindade, então, a coalizão é uma forma do G20, grupo das maiores economias do mundo, contribuir com a saúde global.

“Isso será um fato inédito. Temos trabalhado para reduzir a desigualdade entre os países e aumentar esse acesso. Então, essa é a principal medida que esperamos ser aprovada. Não é possível continuarmos com a dependência que se verificou durante a pandemia de covid-19, quando muitos países demoraram muito tempo para aplicar a primeira dose da vacina”, afirmou.

Além da produção de medicamentos e vacinas, o país vai pautar a existência de um instrumento que possibilite o enfrentamento de novas pandemias, a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, bem como a expansão da estratégia de saúde digital.

*Com Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e Bem-Estar.

Leia mais: