A direção da Secretaria da Saúde mobilizou representantes das secretarias da Educação, Cidadania e Trabalho, Secretaria de Saúde de Goiânia, universidade e Associação dos Idosos do Brasil para garantir o sucesso da Campanha de Vacinação do Idoso contra gripe comum, que será realizada de 8 a 21 de maio.

A expectativa é de que a alteração da data da campanha anunciada pelo Ministério da Saúde não prejudique o resultado da vacinação. “Esperamos a colaboração de todos”, destaca a secretária da Saúde, Irani Ribeiro de Moura. A mudança na data da campanha ocorreu devido a problema na entrega das doses de vacina de gripe comum, produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo.  A alteração ocorreu nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.

A secretária destaca que o risco de complicações com a gripe são maiores entre os idosos, por isso o motivo da mobilização. A imunização contra a gripe A só será permitida para idosos que tenham doenças crônicas, no período de 24 próximo até 7 de maio. Cálculos da Secretaria da Saúde apontam para uma população de 105 mil pessoas em Goiás que se enquadram nesse grupo.

Jovens e doentes crônicos
Até sexta-feira, dia 23, os jovens de 20 a 29 anos, gestantes e doentes crônicos que ainda não se vacinaram contra a gripe A devem procurar uma unidade de saúde. Segundo a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Elizabeth Araújo, a campanha contra a doença tem avançado especialmente entre crianças e gestantes. “Alcançamos 100% das crianças menores de dois anos e já vacinamos 76% das gestantes.

A cobertura vacinal entre jovens e doentes crônicos ainda é baixa. São 56% de doentes crônicos e 47,51% de jovens desta faixa etária vacinados”, alerta. A meta do Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 80% da população de cada grupo.

Fonte: Goiás Notícias