A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia promove de 29 de janeiro a 5 de fevereiro a Semana de Luta contra a Hanseníase. “O objetivo é informar e orientar a população sobre os sinais e sintomas, e detectar novos casos”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Vânia Cristina Oliveira. A abertura da campanha será nesta sexta-feira, 29, às 10 horas, na Praça da Matriz, no Centro de Aparecida.

Conforme dados do departamento, no ano de 2009 foram diagnosticados 208 casos novos, com taxa de detecção de 40,72 para cada 100 mil habitantes, e quatro casos em menores de 15 anos – sendo 2,84 para cada 100 mil habitantes nesta faixa etária. ”Por causa da situação epidemiológica, as ações de controle da hanseníase estão inseridas nas prioridades de saúde no município”, assegurou Vânia.
 
Em dezembro, a SMS capacitou médicos e enfermeiros de todas as unidades de saúde. “Como resultado do curso, verificamos o aumento de detecção de casos no Cais Nova Era. Antes, a média mensal era de 20. Neste mês já foram registradas 31 novas ocorrências”, contou a coordenadora.
 
Segundo Vânia, estão previstas diversas atividades durante a semana mundial de luta contra a doença, como blitze educativas em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA). “Visitas às residências pelos agentes comunitários de saúde, palestra para monitores de saúde da Agência Prisional e esclarecimentos sobre a hanseníase em todos os Cais completam a programação”.

Com informações da Assessoria