Irapuã Costa Junior (Foto: Divulgação)

A Secretaria De Segurança Pública de Goiás divulgou nesta quinta-feira (2) o balanço dos índices de criminalidade no estado de Goiás durante os sete meses de 2018. Dos 12 indicadores criminais monitorados, 11 apresentaram queda em relação ao ano passado.

O número de homicídios, por exemplo, teve uma redução de quase 12% em relação a 2017. Os furtos de veículos caíram 9,78%, roubo a residência 35, 51% e a transeuntes, queda de 20, 79%.

Nas ocorrências proativas, aproximadamente 4 mil foragidos da justiça foram recapturados. No entanto, houve queda na recuperação de veículos roubados. Em 2018 apenas 7. 397 veículos foram recuperados, cerca de 3 mil a menos em relação ao ano passado, em que as polícias recuperaram 10.338 veículos.

Mesmo assim, a produtividade das ações das forças policiais do Estado de Goiás no combate à criminalidade superaram o índice nacional, e o secretário de Segurança Pública, Irapuã Costa Junior, destaca a que se deve esse saldo.

“Principalmente ao grande empenho destes policiais em dar segurança à sociedade goiana. Pelos dados apresentados, vocês poderão observar que o número de abordagens policiais cresceu substancialmente neste ano, se comparado a igual período do ano passado. Houve um aumento de cerca de 60%”, afirma.

Um tipo de crime que ainda continua crescendo é o da violência contra a mulher. O aumento foi de 0,84% no número de estupros em relação a 2017. Irapuã Costa Junior ressalta que a SSP-GO está buscando parcerias com entidades de defesa da mulher, para tentar diminuir esse tipo de delito.

“Este é um tipo de crime que conta com o que nós chamamos de cumplicidade das vítimas. A mulher é agredida e não nos avisa, a polícia não fica sabendo. É agredida uma, duas, três vezes. Na quarta vez pode até ser morta. Essa cumplicidade das vítimas estamos buscando combatê-la”, conclui.

Clique para conferir a íntegra dos dados