A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia colocou nas ruas mais 34 Agentes de Combate a Edemias. Eles foram aprovados em um concurso realizado em 2011 e foram contratados para ajudar na tentativa de controlar a epidemia de dengue na cidade. Somente em janeiro foram registrados 8.486 casos.

Os 34 novos agentes já passaram por treinamentos e estão trabalhando. Boa parte deles estão fazendo a vistoria em imóveis fechados ou abandonados. Atualmente, a SMS conta com aproximadamente 500 homens e mulheres trabalhando no combate à edemias. Outras 280 pessoas aprovadas devem ser chamadas ainda neste primeiro semestre.

Além de aumentar o efetivo no combate aos focos do mosquito Aeds aegypt, a SMS adquiriu cadeiras especiais para a hidratação dos pacientes com suspeita de dengue. Foram instaladas 200 peças nas unidades que apresentaram os maiores números de casos.

Visitas
Goiânia é dividida em sete distritos pela SMS. De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Luiz Elias, a região Sul é a que mais preocupa. “É a região com as casas mais antigas e com o maior número de abandonados. Nós vistoriamos sete casas e quatro delas estavam com focos,” atesta.

O diretor afirma que as visitas podem ser feitas com um menor período entre elas. De acordo com Elias, normalmente, os agentes vão às residências três vezes ao ano, mas este número pode ser aumentado.