Hoje (16), Dia Mundial da Voz, a Secretaria de Saúde de Goiânia vai orientar os usuários do SUS sobre os cuidados para preservação da saúde vocal. Durante as abordagens, fonoaudiólogos vão divulgar o trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que presta assistência nessa área, e fica ao lado da Rodoviária de Goiânia.
O trabalho de orientação será feito no Contact Center da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta das 7h às 10h e das 14h às 16h. A ação é uma parceria entre O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e Secretaria Municipal de Saúde.
PODE PREJUDICAR A VOZ
Tabagismo; Alcoolismo; Cafeína; Refluxo; Poluição; Diferença de temperatura; Bebidas muito geladas ou muito quentes; Estresse; Falta de hidratação; Abuso vocal.
DICAS
Beba sempre bastante água, no mínimo dois litros por dia principalmente nas atividades que usam a voz;
Evite excessos vocais de qualquer natureza, como falar, gritar, cantar uma noite inteira, em ambientes “ruidosos”, evitando competir com os outros;
Para verificar se seu organismo está hidratado, preste atenção á coloração da sua unha, quanto mais hidratada esta o individuo, mais clara será a coloração da sua urina;
Evite café, bebidas gasosas e cigarro. Eles irritam a laringe, e o cigarro aumenta consideravelmente ás chances de câncer de laringe e de pulmão.
SEMINÁRIO
Para contemplar profissionais de diversas áreas, em especial professores, o Cerest promove o I Seminário multidisciplinar em voz de Goiânia no próximo dia 30. Encontro, que comemora Dia Mundial da Voz, contará com a participação da doutora em educação Mirza Seabra Toschi e mestre em fonoaudiologia Susana Pimentel Giannini. Com entrada franca, interessados podem obter informações pelos telefones 3524 8731 e 3524 8702.