A Secretaria Estadual de Goiás (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia passarão a divulgar a lista de espera dos leitos Covid do Sistema Único de Saúde (SUS) em unidade de terapia intensiva (UTI) e em enfermaria, com detalhamento por município. A decisão foi tomada após reunião dos órgãos com o Ministério Público de Goiás.
Goiás tem disponibilizado o dado, que é atualizado uma vez ao dia, neste link. Hoje, 646 pacientes, entre eles quatro crianças, aguardavam por um leito de UTI ou enfermaria. Já Goiânia deve apresentar ao MP-GO, na próxima quarta-feira (24/3), o sistema informatizado de forma detalhada.
O conteúdo, que também será hospedado no site do MP, deverá apresentar, de maneira clara e informativa, os dados referentes ao número de solicitações que chegam ao Complexo Regulador Estadual por leitos em UTI e de enfermaria no Estado de Goiás e no Município de Goiânia.
Sandro Rodrigues, da Superintendência de Atenção Integral à Saúde da SES, acrescentou que estava aguardando o balizamento dos dados com a Prefeitura de Goiânia, para que não ficassem destoantes dos demais municípios. A superintendente de Regulação da SMS, Valéria Marcel Ghannam, assim como o diretor de Administração e Logística, Danilo Noleto Nunes, garantiram a possibilidade de estruturação do sistema.
Transparência
Para o promotor de Justiça Marcus Antônio Ferreira Alves, trata-se de uma mudança de paradigma. “As pessoas precisam saber claramente esse dado. É importante que a população compreenda a real situação da rede de saúde”, afirmou.
A promotora de Justiça Marlene Nunes Freitas Bueno acrescentou que o MP-GO busca incessantemente cumprir o seu dever de também informar de forma clara sobre a crise de saúde atualmente enfrentada. “Reconhecemos o esforço do Estado e do Município. Não está longe dos nossos olhos e da nossa compreensão os esforços que todos estão fazendo para agir”, observou.