Foto: Rafael Bessa/Sagres On

Durante prestação de contas do segundo quadrimestre de 2019 na Câmara Municipal de Goiânia nesta quarta-feira (11), a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, foi questionada sobre a preparação do município em relação ao atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus.

“Esse preparo do enfrentamento desse coronavírus é o mesmo preparo para o enfrentamento do vírus da gripe H1N1, porque as formas de contágio são as mesmas, então nós já temos protocolos instituídos desde a experiência que nós adquirimos em 2009 com a pandemia”, afirma.

Neste momento, de acordo com o Ministério da Saúde, Goiás possui 17 casos suspeitos, mas nenhum confirmado. Fátima Mrué destaca que o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) é o local onde devem ser internados pacientes com sintomas da Covid-19, e reforça a necessidade de prevenção por parte da população.

“O melhor tratamento é a prevenção, que é lavar as mãos sempre, evitar o contato das mãos com boca, olhos, nariz e ficar a uma certa distância de pessoas que tenham algum sintoma, e evitar locais de aglomeração”, pontua. “A partir do momento em que tivermos um primeiro caso confirmado, vamos reestruturar o nosso plano de contingência com a ampliação dos locais que serão os pontos de atendimento”, acrescenta.

Prestação de contas

Durante apresentação do relatório do segundo quadrimestre de 2019 da Saúde em Goiânia, Mrué foi questionada pelos vereadores sobre o andamento das obras nos Cais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

Segundo ela, estão em andamento as obras do Cais Chácara do Governador, que vai se transformar em UPA, a UPA Guanabara. Ainda de acordo com a secretária, o vencedor da licitação para reinício das obras no Cais Jardim América, um dos mais importantes da capital, está prestes a ser divulgado.

“Estamos dando prioridade para aquelas com estrutura física mais deficitária e que traz risco. Como são mais de 100 unidades, é possível que uma ou outra ainda não seja reformada nesse mandato”, conclui.

Entre as UBSs sendo reformadas estão a do São Judas Tadeu, Balneário Meia Ponte e Cândida de Morais.

Treinamento 

Nesta quinta e sexta-feiras (12 e 13) a SMS inicia a capacitação de profissionais para preparação da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2020.

O treinamento será destinado a todos os envolvidos diretamente na campanha como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que fazem a triagem e aplicam a vacina, além de gestores das unidades e dos distritos sanitários que organizam as estratégias, remanejam doses e acompanham todo o processo da vacinação. Cerca de 530 pessoas vão participar.

O conteúdo abordará sinais e sintomas da doença, preparo da vacina, indicações e contra-indicações, precauções, estratégias do Ministério da Saúde e do município para operacionalização da campanha.  

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza é coordenada pelo Ministério da Saúde que define calendário, quantidade de doses distribuídas aos estados e o público-alvo. O período da campanha será de 23 de março a 22 de maio com vacinação realizada em três fases e por grupos prioritários.

“É importante alinhar as estratégias para que todos os profissionais recebam a mesma informação sobre a campanha evitando assim erros e desvios de condutas” – explica a gerente de imunização Polyana Braga.