A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia tem utilizado a telemedicina no controle da Covid-19. A SMS de Goiânia, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e as faculdades de Medicina e de Enfermagem, monitoram os casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus e que permanecem em casa, em isolamento domiciliar.

De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o objetivo do monitoramento, feito diariamente, é acompanhar a situação clínica dos pacientes e quebrar a cadeia de transmissão do novo coronavírus.

A responsável técnica entre a Vigilância Epidemiológica da SMS e o Telemedicina, a médica, Marta Maria Alves da Silva, ressaltou a importância desse serviço no sentido de cuidar da saúde física e mental dos pacientes, identificando precocemente sinais e sintomas de alerta ou de gravidade da doença, encaminhando-os para os serviços de saúde de urgência e emergência, quando necessário e em tempo oportuno. “Reforçamos sempre a necessidade do isolamento domiciliar, pois isto é fundamental para que se quebre a cadeia de transmissão do coronavírus. Portanto, o Telemedicina é uma ferramenta fundamental nas ações de vigilância, prevenção e controle da COVID-19”, ressaltou.

De acordo com a SMS, foi montada uma estrutura com 26 estações com computador, monitor, linha telefônica e web câmera para o contato com o paciente. O acompanhamento é feito por equipes compostas por médicos, enfermeiros, psicólogas, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social e educadores físicos da SMS, além de professores da Faculdade de Medicina e de Enfermagem da UFG.

O coordenador geral do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da UFG, Alexandre Taleb, destacou a importância do trabalho. “A pandemia acabou evidenciando como a Telemedicina pode ter um papel fundamental no cuidado dos pacientes. Sempre acreditei na Telemedicina e vejo com muito bons olhos o fato de ela agora estar sendo colocada mais à disposição da população”, destacou.

A SMS explicou que em 14 dias o paciente confirmado para Covid-19 e que não apresentar sintomas da doença recebe alta do telemonitoramento. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes que testaram positivo para coronavírus que são sintomáticos recebem alta após os 14 dias ou mais de monitoramento, desde que estejam assintomáticos por 72 horas. Quando é identificada a necessidade de atendimento presencial, os doentes são encaminhados para os serviços de saúde de urgência e emergência.