A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciou a campanha Vida Digna. O objetivo é ampliar o acesso aos serviços ofertados pelo órgão, entre eles o “ProJovem Adolescente” e atendimentos da “Casa de Acolhida Cidadã”. Como a campanha não tem período para encerrar, outro intuito da ação é de dar visibilidade a ações já realizadas pela Semas.

A iniciativa prevê três frentes de ação: a inclusão produtiva dos mais pobres, ampliação da rede de serviços e aprofundamento do trabalho de transferência de renda.

O prefeito Paulo Garcia, destaca que deve haver integração entres órgãos da prefeitura para reverter o quadro de exclusão social no município, com foco também na população de rua.

“Nosso objetivo é acolher estas pessoas, dar oportunidade e formação e – na medida que houver necessidade de outros programas – vamos encaminhar para isso”.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Célia Valadão, em conjunto com o “Vida Digna”, deve ser iniciada uma campanha contra a mendicância.

“A vulnerabilidade maior que percebemos é que as pessoas, em um gesto de solidariedade, acabam fomentando a condição de uma pessoa que está na rua por meio da esmola. Queremos mostrar para a população a importância de não dar esmola, mostrando que o poder público está criando condições para assistir todas essas pessoas”, argumentou.

Para a execução da campanha, o orçamento não foi apresentado, devido à possiblidade de entrada de recursos federais.