A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que estão abertas as matrículas durante todo o ano para jovens com idade acima de 15 anos e adultos que desejam concluir o ensino fundamental. Os interessados podem se matricular nas 93 escolas municipais que disponibilizam o programa Educação Fundamental de Adolescentes Jovens e Adultos (EAJA).

O cadastro é feito por meio do Telematrícula ( 0800 646 0156). O aluno deve ligar e informar dados pessoais como: nome completo, data de nascimento, nome da mãe ou responsável, endereço completo e nome da escola de preferência.

EAJA
A modalidade educacional foi implantada pela Secretaria Municipal de Educação em 1992, com uma visão político-pedagógica de inclusão na educação. Em 2009, o programa atendeu mais de 20 mil alunos desde a alfabetização até a 8° série.

Por se tratar de um tipo de educação em que a sala de aula é composta por pessoas de diferentes idades e que enfrentaram diversas dificuldades para a conclusão do ensino fundamental, a prática pedagógica da EAJA é baseada na experiência de vida dos educandos, onde as vivências de cada um são levadas em consideração diante da aprendizagem diária.

De acordo com o desenvolvimento e capacidade de cada educando, a avaliação é feita e ele pode avançar de série. Por isso, não há um exato tempo para o término do ensino, mas a proposta do EAJA é que ele seja concluído no menor tempo em relação ao ensino tradicional.

Além do aprendizado, a proposta da EAJA é proporcionar ao aluno uma melhora na auto-estima, mostrando a ele que entrar na escola na idade adulta pode ser uma das melhores formas de se valorizar, de obter conhecimentos e alcançar o progresso profissional e pessoal.