Na próxima segunda-feira, dia 25, terá o início o ano letivo de 2010 na Rede Municipal de Educação (RME).

Mais de 135 mil educandos serão recebidos nas 331 unidades educacionais, entre escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e instituições conveniadas.

A Secretária Municipal de Educação, Marcia Carvalho visitará duas unidades educacionais para dar boas vindas à comunidade escolar, são elas: o Jardim de Infância do Colégio de Aplicação, o IEGzinho, localizado no Setor Leste Universitário, que foi municipalizado e atenderá, a partir deste ano, cerca de 500 crianças da Educação Infantil.

Em seguida, a secretária segue para a Escola Municipal Barravento, localizada no setor de mesmo nome. A instituição, inaugurada pela prefeitura em 2009, conta com estrutura privilegiada, com quadra poliesportiva, laboratório de informática e pátio com recreio coberto.

A escola passará a atender em tempo integral, oferecendo aos educandos, atividades diferenciadas no contra-turno das aulas, como oficinas pedagógicas, aulas de capoeira, música, canto coral, banda fanfarra e além de atividades esportivas, como futsal, vôlei, futebol, natação judô.

Mais novidades
Na modalidade de Educação Infantil, a Secretaria Municipal de Educação criará 4.500 novas vagas primeiro semestre de 2010, com a entrega de novas instituições, convênios com entidades filantrópicas e ampliação das unidades já existentes. O objetivo da Secretaria é suprir toda a demanda desta modalidade na capital.

O atendimento nas escolas em Tempo Integral também será ampliado. Em 2010, cerca de 20 mil alunos do Ensino Fundamental serão atendidos em 63 instituições com esse modelo. Nessas unidades educacionais, além do programa curricular básico, são disponibilizadas, no contra-turno das aulas, oficinas pedagógicas, atividades culturais e esportivas.