O secretário de Administração de Goiânia, Eduardo Merlin, deu detalhes sobre o novo Sistema Eletrônico de Informação, o SEI, que substitui o BEE na administração municipal. De acordo com o titular da pasta, a mudança se deu com o objetivo de modernizar a gestão. “O prefeito já tinha essa visão da necessidade da modernização, e tem um sistema que o Governo Federal utiliza, diversos órgãos do Executivo e do Legislativo, empresas públicas, para intercomunicar e agilizar os processos com transparência”, explicou.

Além disso, Eduardo Merlin revelou que a implantação do SEI é uma tramitação eletrônica de processos. “O SEI substitui o processo físico. Ele não é um PPM, um sistema integrado de automatização de serviços, ele automatiza os processos. Então, por exemplo, o Atende Fácil, continuará tendo um sistema de atendimento ao cidadão. O que ocorre é que cada pedido aberto no Atende Fácil, vai gerar um processo interno, que hoje tramita em papel, passará a ser eletrônico. Então, o SEI não vai substituir todos os sistema, mas o papel, digamos assim”, destacou.

Eduardo Merlin ainda garantiu que a troca do BEE pelo SEI não há retrocesso. “A transparência é preservada e tudo, inclusive as informações devem migrar o mais rápido possível. O que já está dentro do BEE permanece até o final da sua tramitação. E o que não está, abre no papel para, assim que conseguirmos trazer o SEI para essas áreas, os processos serão digitalizados”, ressaltou.

Confira a entrevista completa no Sagres Sinal Aberto II: