O secretário municipal de Mobilidade, Pedro Chaves, conversou com Rafael Bessa, Jéssica Dias e Cileide Alves no programa Sagres Sinal Aberto, na manhã desta sexta-feira (15), sobre as novas atribuições da pasta e os projetos para 2021. Após a reforma administrativa da prefeitura de Goiânia, a Secretaria Municipal de Trânsito, passou a ser Secretaria Municipal de Mobilidade, como explica o titular da pasta.

“A Secretaria de Mobilidade, vai tratar do transporte coletivo e da trafegabilidade da capital”, afirmou. “Vamos tentar desobstruir os pontos de engarrafamento, vamos fazer esse trabalho em sintonia com a Secretaria de Infraestrutura, principalmente nessas obras de estruturantes, como o BRT Norte e Sul, a Leste-Oeste, as marginais. Outro ponto importante é a questão o transporte, nós chegamos ao fundo do poço, temos 1800 paradas de ônibus que não tem abrigo, e nossa intenção é melhorar a qualidade, para que no final a gestão a gente tenha um transporte a altura da população”, disse.

Pedro Chaves detalhou sobre a gestão do transporte coletivo e afirmou que a pasta vai trabalhar em sintonia com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). “Ao que se refere ao transporte coletivo na capital, nós vamos trabalhar em sintonia com a CMTC, mas o nosso foco é melhorar o já combalido sistema de transporte de Goiânia”.

Questionado sobre as propostas da pasta em relação ao transporte coletivo, o secretário detalhou que as ações serão realizadas em conjunto com a CMTC, mas há muitas questões que são resolvidas pela Prefeitura.

“Vamos trabalhar em sintonia com o presidente da CMTC, mas algumas ações independe da CMTC, por exemplo, a construção de abrigos, existem 1.805 abrigos que deverão ser construídos, os corredores de transporte, linhas de ônibus e a pavimentação, tudo isso depende da prefeitura de Goiânia. A recuperação e manutenção dos terminais que estão deteriorados também depende de nós. A questão da frequência dos ônibus da nossa cidade, nós vamos trabalhar com a CMTC para atender melhor nossa população.

Por fim, Pedro Chaves destacou as propostas para a pasta foram elaboradas no plano de governo de Rogério Cruz, e existem várias ações que serão implementadas de acordo com o organograma que será estabelecer nos próximos dias. “Estamos criando um organograma, que está sendo finalizado pela equipe da Prefeitura Municipal e depois vamos implementar”, afirmou. A pasta ganhou uma nova sede, no final do governo de Iris Rezende, que até o final do mês estará funcionando normalmente.