(Foto: Reprodução/ Internet)
O secretário-geral da ONU, António Guterres, reuniu-se este domingo com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim, na China.
Guterres está na cidade chinesa para participar da Cimeira do Fórum de Cooperação China-África, que começa na segunda-feira.
Objetivo
Encontro entre António Guterres e Xi Jinping em Pequim, na China. , by ONU China/Zhao Yun
O Fórum de Cooperação China-África foi estabelecido em outubro de 2000, durante a Conferência Ministerial China-África em Pequim.
Os membros incluem a China, 53 países africanos que mantêm relações diplomáticas com o país e a Comissão da União Africana. O encontro realiza uma reunião ministerial a cada três anos.
A Cimeira de Pequim deste ano acontece a 3 e 4 de setembro. O tema deste encontro é “cooperação e trabalho conjunto para construir uma comunidade de destino mais próxima entre China e África”.
No passado, este encontro aconteceu em Beijing, em 2006, e em Johanesburgo, em 2015.
Programa
Além de muitos líderes africanos e do presidente da Comissão da União Africana, 27 organizações regionais internacionais e africanas também participarão dos eventos.
Esta tarde, após uma reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, o secretário-geral visitou o Museu de Arte e o Parque Beihai.
O secretário-geral assistente das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, Liu Zhenmin, e o representante permanente da China junto às Nações Unidas, Ma Zhaoxu, acompanham Guterres durante a visita.