O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Rahif, se reuniu com o ministro da Cidadania, Osmar Terra com o objetivo de apresentar ao ministro um diagnóstico da situação do esporte em Goiás e, consequentemente, buscar parcerias entre o Governo de Goiás e o Governo Federal para o desenvolvimento de atividades esportivas, tanto para iniciação esportiva e lazer, quanto para os atletas de alto rendimento.
Durante o encontro, que contou, também, com a participação do secretário Especial do Esporte, General Décio dos Santos Brasil, e do secretário nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e campeão olímpico de vôlei de praia, Emanuel Rego, foram discutidos convênios feitos entre a União e o Estado de Goiás desde 2009.
Rafael Rahif (Foto: Reprodução/Sagres TV)
Muitos dos projetos feitos em parceria entre os dois poderes não foram concluídos e é um desejo mútuo que sejam retomados para que colaborem com o desenvolvimento do esporte em Goiás.
“Alguns convênios foram abandonados, deixando obras inacabadas, prejudicando a população que utiliza espaços públicos para esporte e lazer”, informou o secretário Rafael Rahif.
Um grande exemplo é a Praça de Esportes do Setor Pedro Ludovico, que foi citada durante a reunião. Há um convênio junto à Caixa Econômica Federal, contudo, apenas uma parte do recurso foi utilizada e a obra está parada, já que a empresa que realizava os serviços abandonou o contrato.
Outras reformas
Importantes de praças esportivas em Goiás foram encontradas pela atual administração estadual em situação calamitosa, sobretudo o ginásio Rio Vermelho e o Parque Aquático, estruturas que hoje compõe o Centro de Excelência do Esporte. Ambos se encontram interditados, pois não possuem condições mínimas de receber projetos de iniciação esportiva e eventos esportivos de alto rendimento.
O estádio Serra Dourada, que recentemente passou por adequações provenientes de um acordo de cooperação entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, e o Goiás Esporte Clube, o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, o Parque Marcos Veiga Jardim e outras praças administradas pela Seel, também foram colocados em pauta com o ministro Osmar Terra para que tenham recursos que permitam a realização de melhorias estruturais.
Com informações da Assessoria