Em entrevista à Sagres TV nesta quinta-feira (14), a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, revelou que a rede estadual de ensino em Goiás, em 1997, possuía 22 mil efetivos e 11 mil servidores contratados da educação, 33 mil ao todo. Assista a seguir

Segundo a secretária, desde 2014 houve redução ainda maior do quadro, por conta de motivos como aposentadorias, desistências, falecimentos ou efetivação por outros concursos. A titular da Pasta explica ainda as razões para a queda também do número de alunos na rede estadual.

”De 1997 para cá, temos 17% de alunos a menos matriculados na rede, o que significa que as famílias estão preferindo ter, em média, de um a dois filhos”, argumenta Gavioli.

Ainda de acordo com a secretária, o número de crianças na escola também diminuiu, ao passo em que a quantidade de escolas privadas aumentou no Estado.

”A rede municipal passou também a atender crianças em idade escolar que o Estado atende, e isso fez com que a gente tivesse um número menor de alunos na rede, e também no número de escolas e de professores”, analisa a titular da Pasta.

Concurso

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc-GO) prepara concurso público para a contratação de mais de 5 mil professores para a rede estadual de ensino. O certame vem para suprir um déficit de docentes efetivos no Estado.

Atualmente, segundo a Seduc, são 16 mil professores efetivos e 10 mil contratos, estes últimos que correspondem a 38% do quadro. De acordo com Fátima Gavioli, o edital do concurso deverá ser publicado nos próximos dias, com as primeiras posses já a partir de janeiro de 2023.

Leia mais