A Secretaria de Gestão e Planejamento divulgou nesta quarta-feira os 224 servidores que foram aprovados na seleção de gerentes por capacitação e mérito no Estado. Ao todo foram 2.796 mil inscritos, que passaram por três fases durante a seleção: análise de currículo, prova objetiva, e entrevistas psicológicas e técnicas. O secretário Giuseppe Vecci está satisfeito com os resultados até agora.
“O processo foi altamente positiva, houve uma intensa participação dos servidores, o que significa que a meritocracia veio pra ficar em nível do Estado. Ela demonstra um profissionalismo que nós queremos implantar na administração pública, ela também premia as pessoas, os melhores funcionários no Estado, um prêmio efetivo para as pessoas que tem uma capacidade melhor”, avaliou.
Os 224 aprovados somados aos 16 cargos eleitos no primeiro processo correspondem a 40% das gerências de todo o Estado. O objetivo, segundo Vecci, é fazer com que todo o 60% restante seja preenchido por selecionados em processo de meritocracia até setembro. Nesta nova seleção comissionados também podem participar. “A meritocracia não é um concurso público, ela é um cargo comissionado na qual, por determinação do governador”, disse.
“Nós estamos selecionando pessoas em um primeiro momento. Certamente os cargos comissionados auxiliam e muito o governo, e eles foram preteridos na etapa piloto, nesta segunda etapa. Na terceira se os servidores efetivos tiverem maior capacidade terão condições de ocupar a gerência, caso contrário, os cargos comissionados ocuparão”, acrescenta. Giuseppe Vecci ressaltou que várias ações serão feitas para implantar um novo modelo de gestão no Estado.
“Vamos começar agora com uns acordos de resultados institucionais, com alguns órgãos, depois caminharemos pra poder fazer avaliação de desempenho individual, e por último poder capacitar um grande programa, um programa arrojado de capacitação dos servidores públicos, que vai se somar a inauguração da escola de governo para que esse somatório de atividades possam melhorar a qualidade do serviço”, concluiu.