Foto: Twitter/Copa América/Divulgação

O Brasil não teve dificuldades para passar pela Bolívia, na estreia da 46ª edição da Copa América, na noite desta sexta-feira (14), no Estádio Morumbi. Todos os gols saíram no segundo tempo. Philippe Coutinho marcou duas vezes, aos 4’, de pênalti, e aos 7’, após belo cruzamento de Firmino pela direita. Everton marcou um golaço aos 39’, fechando a conta para a Seleção.

O Brasil volta a campo na terça-feira (18) às 21h30, contra a Venezuela, na Arena Fonte Nova em Salvador-BA.

Camisa branca

A Seleção jogou de branco nesta noite. A novidade foi para homenagear o centenário da conquista do primeiro título Sul-Americano de 1919, evento internacional organizado pelo Brasil. Na estreia da competição, os brasileiros venceram a seleção do Chile por 6 a 0. No jogo final, a seleção derrotou os uruguaios por 1 a 0, na segunda prorrogação, com gol de Arthur Friedenreich.

O jogo

Um jogo morno nos primeiros 47 minutos da Seleção Brasileira nesta Copa América. Apesar disso, as melhores chances foram criadas pelos donos da casa, e ambas com Thiago Silva. Logo aos 4’, Coutinho cobrou escanteio pela direita de ataque, e a bola sobra para o zagueiro na linha da pequena área. Ele finaliza, mas o goleiro Lampe faz ótima defesa de reflexo. Aos 10, o defensor do PSG assustou de novo, após corner cobrado pela esquerda, o camisa 2 testou firme, mas ela saiu com perigo, mas a bola saiu à esquerda da meta boliviana.

A equipe do técnico Eduardo Villegas, por sua vez, finalizou uma vez, aos 24 minutos com Marcelo Moreno, que chutou rasteiro da meia-direita, mas sem representar perigo para o goleiro Alisson.

No segundo tempo, o Brasil contou com uma “mãozinha” da Bolívia para abrir o placar logo no início. Isso porque Richarlison tentou levantamento na área, e Jusino estica o braço para fazer o bloqueio. Pênalti marcado com auxílio do VAR, e que Philippe Coutinho converteu aos 4’. Três minutos depois, Firmino chegou bem à linha de fundo pela direita e cruzou na cabeça do camisa 11 canarinho, que só testou para as redes, com o goleiro Lampe já batido, ampliando a vantagem brasileira.

Aos 39’, Everton carregou pela esquerda, puxou para o meio da área e mandou um balaço de pé direito, um chute em curva, e o goleiro Lampe nem se mexeu. Era o 3 a 0 para o Brasil, fechando a conta para a Seleção na primeira rodada do Grupo A. Aos 42′,  Vaca recebeu na meia-lua, girou e chutou de pé esquerdo, mas Alisson caiu bem e ficou com ela.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Brasil 3×0 Bolívia (Grupo A – Rodada 01)

Data/horário: 14/06/2019 às 21h30, hora de Brasília.

Local: Estádio do Morumbi, São Paulo-SP.

Arbitragem

Árbitro: Néstor Pitana (ARG)

Assistentes: Hernán Maidana (ARG) e Juan P. Belatti (ARG)

Gols

Brasil: Philippe Coutinho (4‘2T e 7’2T) e Everton (39’2T)

Cartões amarelos

Brasil: Philippe Coutinho (20‘2T)

Bolívia: Saucedo (20‘1T)

Escalações

Brasil: Alisson, Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos, Filipe Luís, Fernandinho, Casemiro, Philippe Coutinho, Richarlison (Willian), Firmino (Gabriel Jesus) e David Neres (Everton). Técnico: Tite.

Suplentes: Cássio, Miranda, Arthur, Gabriel Jesus, Willian, Alex Sandro, Éder Militão, Allan, Lucas Paquetá, Everton e Fagner.

Bolívia: Lampe, Diego Bejarano, Haquin, Jusino e Marvin Bejarano; Justiniano, Saucedo (Wayar), Castro (Ramiro Vaca) e Chumacero; Saavedra (Vaca) e Marcelo Moreno. Técnico: Eduardo Villegas.

Suplentes: Rojas, Cordano, Saúl Torres, Carrasco, Cuéllar, Roberto Fernández, Galindo, Wayar, Arano, Ramiro Vaca, Vaca e Gilbert Álvarez.

Pagantes: 46.362

Presentes: 47.260

Renda: R$ 22.476.000,00.