Com Campeonato Goiano, Copa Verde e Campeonato Brasileiro no calendário em 2020, o Goiânia segue sua preparação para a temporada. Na manhã deste sábado, o grupo realizou um treino coletivo na Vila Olímpica e a direção de futebol prepara dois compromissos para os próximos dias antes da estreia oficial, quando o time entra em campo pelo Goianão no próximo dia 22 (quarta-feira), às 20h30, contra o Iporá, no estádio Olímpico.

Enquanto isso, Artur Neto trabalha com o que tem à disposição. Em entrevista coletiva, o treinador relatou que “o Goiânia tem algumas carências que às vezes atrapalham um pouco. Não temos departamento médico e fisioterapia dentro do clube, isso o Goiânia precisa urgentemente organizar. O ideal seria ter uma academia aqui dentro, estamos trabalhando com uma academia de fora e tudo bem que é próximo, mas precisa ter uma academia aqui para fazer um trabalho mais integrado e que funcione melhor”.

Artur Neto vai comandar o Goiânia no segundo estadual consecutivo (Foto: Wendell Pasquetto/Sagres On)

Sem um departamento médico, o clube precisou trabalhar com uma clínica no ano passado e o comandante técnico do Galo Carijó ressalta que “não funcionou, (a experiência) foi péssima e sofremos muito com isso. A distância era muito grande e o trabalho não fluiu. Fomos para uma semifinal de campeonato com cinco titulares fora, sofremos muito com lesões e a recuperação realmente não existia. É uma coisa fundamental e o Goiânia tem que dar um jeito de melhorar essa circunstância, porque faz muita falta”.

Se espera uma melhora ainda este ano, Artur Neto frisa que “é uma coisa que não depende de mim, treinador, depende mais das pessoas tentarem ajustarem uma situação, procurar melhorar e trazer para mais perto. Não sei se há essa condição e esperamos que consiga, porque vai ser necessário”. Nesta semana, a comissão técnica ainda passou por uma mudança na preparação física, em que Rogério Henrique saiu e Fidélis Neto entrou.

Próximos compromissos

Segundo informações do repórter Wendell Pasquetto, das Feras do Kajuru, o Goiânia prepara dois testes antes da estreia no Campeonato Goiano. Com locais ainda a serem definidos, a equipe de Artur Neto terá um jogo-treino contra o Itapuranga-GO no próximo sábado, dia 11, provavelmente na Vila Olímpica. Há também um amistoso agendado para o dia 15 (quarta-feira) contra o Taguatinga-DF, e se espera a liberação do estádio Olímpico.

No treino realizado no sábado na Vila Olímpica, a equipe titular do Galo Carijó esteve posicionada com o goleiro Matheus Santillo, Marcelo, Lucca Brizon, Dedé e Alex Lagamar na defesa; Anthony, Miguel e Vinícius Machado no meio-campo, além de William Chrispim, Du Gaia e Carlos Neto no ataque. Em relação ao time do ano passado, quatro titulares estavam em 2019: Matheus Santillo, Lucca Brizon, Miguel e Du Gaia. Também remanescente, o lateral-esquerdo Romarinho treinou entre os reservas.

Contratações

Nesta semana, três reforços foram apresentados pelo Goiânia. No sábado, o zagueiro Cristiano, de 26 anos, e com passagens por Sampaio Corrêa-MA, Cascavel-PR, Olaria-RJ e Macaé-RJ. Anteriormente, o zagueiro e volante Lucas Lucena, de 23 anos, com experiência no futebol goiano no Itumbiara em 2019, além do meia-atacante Vinícius Machado, de 23 anos, ex-São Caetano-SP, Treze-PB e São Bernardo-SP.

Segundo o repórter Wendell Pasquetto, Artur Neto ainda espera mais duas contratações nos próximos dias, sendo um um meia e um atacante, que já estão acertados. A direção também procurou o goleiro Lucas Pereira, que pertence ao Atlético. Houve um entendimento entre os clubes para seu empréstimo, mas o atleta de 21 anos não demonstrou interesse em se juntar ao Goiânia.