O Grupo E da Copa do Mundo será aberto neste domingo com a cabeça de chave estreando no Mundial. E pra que ninguém se engane, não é da França que estamos falando. A Suíça, que ocupa a 6ª colocação no ranking da FIFA, chegou ao Brasil sem fazer alarde e estreia na competição da mesma forma, contra o Equador, às 13h, no Estádio Nacional, em Brasília. A ordem é surpreender logo de cara.
Isso porque a Suíça ficou marcada nas últimas Copas como uma Seleção defensiva, que priorizava primeiro não sofrer o gol, e se marcasse um, era lucro. Agora, a geração é especial e comandada pelo alemão Otmar Hitzfeld, os suíços chegam ao Brasil com um poderio ofensivo enorme. O destaque é, sem dúvida, o meia Shaqiri, de 22 anos, que atua no Bayern de Munique e tem a velocidade e a habilidade na perna canhota como grandes trunfos.
Mesmo assim, Ottmar Hitzfeld tem dúvidas, justamente quanto à formação ofensiva da equipe. Sempre atuando no esquema 4-2-3-1, o comando de ataque ainda não está 100% definido, já que Seferovic é o preferido, mas a grande fase de Drmic, de 21 anos, que se destacou no Campeonato Alemão pelo Nuremberg, foi o suficiente para plantar uma dúvida na cabeça do treinador.
O lado sul-americano do confronto pode ser menos badalado ainda, mas nem por isso se apequena diante dos europeus. Os equatorianos fizeram bons jogos preparatórios, incluindo o empate contra a Inglaterra por 2 a 2, e chegam querendo atrapalhar Suíça e França no Grupo. O time do técnico Reinaldo Rueda, entretanto, sofreu com os cortes por lesão.
O último deles foi o volante Segundo Castillo, que era o principal marcador da equipe e acabou se lesionando no amistoso contra o México. Dessa forma, Édison Mendez deve ganhar a titularidade. Quem também perde essa condição é o goleiro Dominguez, sem atuar a três meses, e que pode ser substituído por Banguera. Destaque do time, Antônio Valencia, do Manchester United, tem a responsabilidade pelo setor ofensivo.
FICHA TÉCNICA
SUÍÇA X EQUADOR
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data: 15 de junho de 2014, domingo
Horário: 13h00 (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Assistentes: Abduxamidullo Rasulov e Bakhadyr Kochakarov (ambos do Uzbequistão)
SUÍÇA: Benaglio; Lichtsteiner, Schar, Von Bergen e Rodríguez; Behrami , Inler, Shaqiri, Xhaka e Stocker; Seferovic. Técnico: Ottmar Hitzfeld
EQUADOR: Dominguez (Banguera); Paredes, Erazo, Guagua e Ayovi; Gruezo, Noboa, Mendez e Antonio Valencia; Enner Valencia e Caicedo. Técnico: Reinaldo Rueda