A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou nesta terça-feira (04) a criação de um Plano Nacional para o Enfrentamento da Emergência Climática. Em pronunciamento em Rádio e TV, ela disse que o texto contará com medidas de prevenção e mitigação de eventos climáticos extremos. Ela, no entanto, não deu uma data para o efetivo lançamento da medida.
“Estamos concluindo a atualização da Estratégia Nacional de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima e lançaremos um Plano Nacional para o Enfrentamento da Emergência Climática. Focado, principalmente, nos municípios e áreas de maior risco, o plano vai estruturar a capacidade do governo para lidar com o pré-desastre, fortalecendo ações de análise de risco, prevenção e preparação”, declarou.
A ministra também citou as enchentes no sul do Brasil e disse que o momento cobra do governo ações efetivas contra eventos extremos como este. “Tragédias como essa exigem de nós um profundo engajamento e solidariedade e nos cobram o compromisso de soluções para evitar que elas se repitam”, disse.
Plano nacional
Segundo ela, com o aumento de temperatura do planeta, eventos como esses devem acontecer de maneira mais frequente e, por isso, o plano nacional é uma necessidade. Ela culpou o negacionismo pelo fato de o país ter perdido tempo na questão ambiental.
Aquecimento global
“Infelizmente, ainda há quem duvide da relação entre a ação do homem e a reação da natureza. Por alguns anos, esse negacionismo atrasou a adoção de medidas urgentes, desrespeitou regras, instituições e servidores ambientais e nos impôs um tempo perdido.”
Data
O pronunciamento de Marina Silva na TV e no rádio marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado internacionalmente nesta quarta-feira (05).
Leia mais da Sagres Em OFF:
- Cármen Lúcia assume TSE com meta de combater a desinformação nas eleições
- Lula sanciona retirada de licenciamento e taxa para plantio de eucalipto e pinus
- Plano do governo define investimentos da agenda de igualdade racial até 2027
*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 – Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.