Presidente do Itumbiara (Foto: Nathalia Freitas) 

As competições nacionais já estão chegando na reta final e os holofotes começam a virarem para as competições regionais. Agora com novidades, o Campeonato Goiano terá o aumento de mais quatro equipes. Desde do ano passado, o Itumbiara se prepara para mais um ano de Goianão.

Em 2018, a equipe do interior terminou na 4ª colocação do Grupo B e não passou para a próxima fase. O presidente Raul J. Santos conversou com a reportagem da Sagres 730 sobre o novo objetivo do clube na competição.

“Essa é a expectativa nossa (estar entre os quatro primeiros). Como aumentaram os clubes esse ano, automaticamente aumenta a chance de conseguir classificação e diminui a chance de você cair. São dois clubes a mais do que o normal, em relação ao ano passado. A expectativa do Itumbiara é de que pelo menos na primeira fase possamos conseguir a classificação para a segunda fase”

Pensando em alcançar seu objetivo, o Itumbiara pretende já iniciar sua preparação: “Começa no fim da primeira quinzena de dezembro. O campeonato já começa no dia 19 de janeiro e o tempo é muito curto. É necessário que já comece a colocar esse time para treinar e fazer alguns amistosos. Se não tive um time comece a treinar pelo menos com trinta dias de antecedência não vamos conseguir ficar ao nível dos da capital”, diz.

Na última quinta-feira foi realizada a divisão dos grupos do Goianão. O Itumbiara ficou no grupo A junto com: Goiás, Aparecidense, Crac, Goianésia e Anapolina. Raul comenta sobre a primeira fase da competição e as equipes que irá enfrentar.

 “Com exceção dos cubes da capital, inclusive a Aparecidense, os demais times eu considero que são clubes que estão montando no decorrer de novembro e início de dezembro o elenco. Dificilmente você monta um time que sabe que vai dar certo. Isso é no decorrer do campeonato que vamos verificando a eficiente e buscando outras peças para dar condições para realmente conseguir o objetivo”, ressalta.

Na reunião também foi questionado sobre a aplicação do árbitro de vídeo. Esse recurso aconteceria na fase semifinal e final da competição. Porém, os clubes teriam que investir nesse procedimento para que seja aplicado. Na discursão realizada, Raul foi favorável, porém tem suas discordâncias.

 “Eu sou favorável. Quase toda a maioria é favorável. Só temos que pensar que o custo é altíssimo. Para os clubes bancarem uma despesa dessa, que a princípio é trinta mil reais, com as vendas nossas, não conseguimos absorver um custo desse. A federação também não tem “cacife” para bancar essa despesa. Apesar de ficar entendido que era apenas na final e na semifinal, isso se houver recursos financeiros”, comenta.  

O Itumbiara ainda não definiu o novo comandante da equipe. No último campeonato, o elenco foi coordenado por Silvio Criciúma. Com passagem pelo Goiás, o treinador não deixou uma boa impressão. Silvio já acertou com Grêmio Anápolis para 2019. Com isso, Raul está em busca de um novo comandante.

“Nós devemos definir nessa semana tudo com relação a comissão técnica. Alguns jogadores nós já estamos mantendo contato, mas não tem nada fechado ainda. Está dependendo exclusivamente desta reunião para acabarmos de alinhar a continuidade do nosso trabalho em 2018”, afirma.

Ainda não foi anunciado contratações, porém o presidente já está em contato com alguns jogadores que atuaram neste ano.

 “Aqueles jogadores que tiveram no Itumbiara e mostraram um rendimento razoável já vamos procurar esses jogadores. Alguns nós já estamos mantendo contato. Inclusive até o custo operacional para trazer esses jogadores ele é mais barato do que contratar um novo. Se já estiveram no Itumbiara em 2018, se ele não for para outro clube no fim da Série D, então não temos que pagar a transferência dele, que já é um custo a menos”, finaliza.