Crédito: Embratur / Divulgação

Uma das cidades mais históricas do país, Outro Preto nasceu no final do século 17 com o nome de Vila Rica. Só mudou para como a conhecemos atualmente após a independência, e se tornou a capital de Minas Gerais até 1897. A cidade está localizada em uma das principais áreas do ciclo do ouro, e chegou a ser a mais populosa da América Latina, com cerca de 40 mil pessoas em 1730. 

Atualmente, vivem no município pouco mais de 70 mil habitantes, segundo o Censo de 2010, feito pelo IBGE. O turismo cultural só foi introduzido por lá só a partir da década de 60, e até hoje atrai milhares de turistas por conta de seu valor histórico e o conjunto barroco do local. 

A cidade recebeu o título de Patrimônio da Memória Nacional em 1993, e já era tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, e foi o primeiro sítio brasileiro considerado patrimônio mundial pela Unesco. 

A repórter Giovanna Lopes conversou com o diretor executivo do Circuito do Ouro, William Deodato, que conta todo o charme de Ouro Preto e sua arquitetura do século 18.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/527668278&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}