Este ano, a Semana da Educação será realizada de 16 a 20 de outubro na Faculdade de Educação (FE) da USP, localizada na Avenida da Universidade 308, no Butantã, São Paulo. O evento tem como objetivo promover um diálogo e reflexão sobre temas educacionais relevantes, unindo a comunidade acadêmica e todos os interessados, com ênfase nas necessidades sociais. A organização do evento fica a cargo de estudantes das licenciaturas e pós-graduação, com o apoio do corpo docente da FE, e é aberto ao público em geral, com inscrição gratuita online.

Sob o tema “A escola da ponte pra cá: intersetorialidade em diálogo”, o evento tem como propósito explorar e discutir a importância da intersetorialidade na área da educação, ampliando o entendimento sobre o papel das escolas públicas nas periferias. A Semana contará com atividades pela manhã, tarde e noite, com a participação de palestrantes, professores e estudantes da USP, bem como membros da comunidade externa.

“Acreditamos que a participação das escolas públicas e da comunidade escolar que atua nas periferias seja imprescindível para um diálogo enriquecedor neste evento, que tem como foco o trabalho que realizam. Por isso, as escolas terão a oportunidade de, caso estejam interessadas, apresentarem práticas ou projetos que estejam acontecendo no interior das unidades e que possam servir como formação, incentivo e inspiração para o público da Semana”, destacam os organizadores nas redes sociais do evento. Há um cadastro exclusivo para escolas da rede pública que pretendem participar do evento neste link.

Os destaques da programação incluem minicursos como “Introdução à educação escolar quilombola,” “As inteligências múltiplas e as linguagens contemporâneas no processo de alfabetização,” e “Alfabetização: relação entre modelos pedagógicos, concepções de linguagem e metodologias.” Para participar dessas oficinas e minicursos, basta se inscrever clicando aqui.

Programação

16 de outubro

  • 14:00 às 14:30 – Abertura Institucional da Semana da Educação
  • 14:30 às 17:00 – Intersetorialidade: a função social das escolas públicas nas periferias
  • 19:30 às 20:00 – Abertura Institucional da Semana da Educação
  • 20:00 às 22:30 – Intersetorialidade: a função social das escolas públicas nas periferias

17 de outubro

9:00 às 11:30 – Minicursos

  • Do outro lado do muro: olhar do mundo de dentro pra fora
  • Apropriação do conceito de cultura para uma compreensão social da escola pública
  • Introdução à educação escolar quilombola
  • As inteligências múltiplas e as linguagens contemporâneas no processo de alfabetização

14:00 às 16:30

  • Minicurso: Alfabetização: relação entre modelos pedagógicos, concepções de linguagem e metodologias
  • Minicurso: Experiência Cineclubista e Fundamentos Educativos do Cinema
  • Debate: Encruzilhadas pedagógicas. Ontem caiu uma pedra lá fora. O lançador só vai lançar agora: 20 anos da lei 10.639/03, caminhos e possibilidades
  • Roda de conversa: A dimensão brincalhona na formação das professoras de crianças pequenas
  • Roda de conversa: O indígena na universidade: acesso, inclusão e permanência
  • Palestra: A pedagogia em tela: desafios no educar crianças em tempos digitais
  • Roda de conversa: Educação Artística: como estimular a arte nas escolas?
  • Palestra: Educação de Jovens e Adultos: para além dos muros da escola
  • Palestra: A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior

16:30 às 17:30 e das 18:30 às 19:30

  • Escolas da ponte pra cá – Apresentação de práticas e projetos inspiradores de escolas públicas
  • Apresentação artístico-cultural – Banda Rosa Camaleão

19:30 às 22:00

  • Minicurso: Além das fronteiras nacionais: desvendando a internacionalização, através de experiências feuspianas
  • Oficina: Como avaliar a capacidade leitora? Contribuições do Teste Adaptativo Informatizado
  • Oficina: Explorar e vivenciar as rotinas de pensamento visível do Harvard Project Zero
  • Mesa: Que sujeitos pretendemos formar nas escolas públicas?
  • Mesa: Corpo e Arte: perspectiva interdisciplinar na escola pública
  • Palestra: Educação de Jovens e Adultos: para além dos muros da escola
  • Debate: Culturas periféricas e educação: a questão da juventude
  • Mesa: Interlocução entre educação e saúde na perspectiva da educação inclusiva
  • Mesa: Educação e Desenvolvimento na concepção de Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Paulo Freire
  • Práticas Inspiradoras: Intersetorialidade em diálogo: Emef Saturnino Pereira

18 de outubro

9:00 às 11:30 – Minicursos:

  • Do outro lado muro: olhar do mundo de dentro pra fora
  • Apropriação do conceito de cultura para uma compreensão social da escola pública
  • Introdução à educação escolar quilombola
  • As inteligências múltiplas e as linguagens contemporâneas no processo de alfabetização

14:00 às 16:30

  • Minicurso: Alfabetização: relação entre modelos pedagógicos, concepções de linguagem e metodologias
  • Minicurso: História da ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente
  • Minicurso: Entrelaçando cursinhos populares e a educação popular: o sentido de Paulo Freire na atualidade
  • Oficina: Inventário participativo das referências culturais da USP: cotidiano universitário
  • Mesa: A formação de professores no chão da escola pública
  • Mesa: Entendendo a política do novo ensino médio
  • Práticas Inspiradoras: Emef Caio Sérgio Pompeu de Toledo – Apresentação musical com os alunos do projeto de flauta
  • Mesa-redonda: Políticas públicas e o direito à educação inclusiva

16h30 às 17h30 e das 18h30 às 19h30

  • Escolas da ponte pra cá – Apresentação de práticas e projetos inspiradores de escolas públicas
  • Apresentação artístico-cultural – Sarau Pontes Abertas

19:30 às 22:00

  • Minicurso: Além das fronteiras nacionais: desvendando a internacionalização, através de experiências feuspianas
  • Minicurso: Contos infantojuvenis de João Antônio: possíveis abordagens para o ensino fundamental I e II
  • Minicurso: A África em nós: contos, mitos e identificação da afrodescendência em sala de aula
  • Oficina: Experienciando a Libras: conhecimento linguístico e o saber didático
  • Mesa-redonda: Pretoguês, oralitura e escrevivência: Percepções ancestrais para pedagogias escolares
  • Palestra: Direitos humanos e educação: a importância da Declaração de Direitos e sua efetivação nas escolas
  • Mesa-redonda: Gênero e sexualidade nas escolas: Corporeidade e vivências
  • Debate: Paulo Freire: a educação popular nas periferias
  • Mesa: Impactos do novo ensino médio
  • Debate: Creches públicas, família e comunidade
  • Debate: O chão da escola pública e a formação de professores
  • Mesa-redonda: Reflexões no campo da educação de surdos: a discussão acerca das escolas de educação bilíngue

19 de outubro

9:00 às 11:30

  • Minicurso: Entre Paulo Freire e bell hooks: uma perspectiva emancipatória de educação
  • Oficina: De coração para coração: fios e tramas acordando imagens

14:00 às 16:30

  • Minicurso: História da ciência, tecnologia e inovação africana e afrodescendente
  • Minicurso: Entrelaçando cursinhos populares e a educação popular: o sentido de Paulo Freire na atualidade
  • Oficina: Experienciando a Libras: conhecimento linguístico e o saber didático
  • Oficina: Ajuda-me a ler? Literatura negro-brasileira para crianças
  • Oficina: Kemetic yoga: experiência pedagógica desenvolvida na sala de aula
  • Mesa: Educação e saúde em situação de emergência
  • Roda de conversa: A história sob outros olhares: a luta pelo direito à educação
  • Debate: Educação de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
  • Roda de conversa: Entendendo o financiamento da educação: o Novo Arcabouço Fiscal
  • Mesa: Educação e decolonialidade: vivências sobre gênero e raça nas escolas

16h30 às 17h30 e das 18h30 às 19h30

  • Escolas da ponte pra cá – Apresentação de práticas e projetos inspiradores de escolas públicas
  • Apresentação artístico-cultural – As Fulanas

19:30 às 22:00

  • Minicurso: Contos infantojuvenis de João Antônio: possíveis abordagens para o ensino fundamental I e II
  • Minicurso: A África em nós: contos, mitos e identificação da afrodescendência em sala de aula
  • Roda de conversa: Educação de crianças imigrantes nas escolas públicas
  • Debate: A internet na escola: desinformação e fakenews no espaço escolar
  • Debate: Desafios na implementação de políticas educacionais para a saúde e bem-estar docente: gênero, raça e etnia
  • Mesa-redonda: Onde estão as crianças na cidade? A brincadeira como prática de ocupação
  • Mesa: Educação escolar indígena: desafios e impasses
  • Debate: Violência nas escolas: leituras a partir da socialização, dos extremismos e da prevenção
  • Mesa: Juventude, trabalho e desigualdades
  • Práticas Inspiradoras: PRG0021 – Educação, Saúde e Assistência Social – Aula Aberta: Estado Social e Estado Fiscal

20 de outubro

9:00 às 11:30

  • Minicurso: Entre Paulo Freire e bell hooks: uma perspectiva emancipatória de educação
  • Oficina: Práticas de Leitura – letramento

14:00 às 16:30

  • Oficina: Kuijila: práticas pedagógicas no ensino da língua quimbundo
  • Debate: Movimento Estudantil e Permanência na Universidade
  • Cine Debate: Escolas Indígenas e crianças guaranis no Jaraguá
  • Debate: Creches públicas, família e comunidade
  • Práticas Inspiradoras: Descobrindo o caminho da água: tramas na formação inicial em educação e saúde e oportunidades da curricularização da extensão
  • Mesa Temática: Inclusão na perspectiva da Educação Integral

Roda:

  • 14h -15h15 – Perspectivas e desafios na implementação de Políticas Públicas para o Bem-estar e a Saúde Docente
  • 15h30 – 16h30 – Bem-estar e saúde docente: experiências exitosas na Formação Continuada

16:30 às 18:00

  • Oficina de brincadeiras africanas – Xirê de Quintal

19:30 às 22:00

  • Mesa de encerramento – Função social da escola pública: Perspectivas de continuidade do debate

A Faculdade de Educação fica na Avenida da Universidade, 308, no bairro do Butantã, em São Paulo. Confira a programação completa na página do evento. Mais informações pelo e-mail [email protected].

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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