O Poder Judiciário Goiano goiano avalia como positiva a 11ª Semana Nacional da Conciliação, realizada entre os dias 21 e 25 de novembro. Foram cerca de 44 mil audiências com índice de acordo de 87%.

O total da arrecadação foi de R$ 154 milhões, a maior parte deste montante é destinada aos cofres públicos. Para o juiz Paulo César Alves das Neves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), os números superaram expectativas.

“A sociedade tem se conscientizado de que conciliar é a melhor opção para os litígios. Os bons resultados obtidos são importantes para consolidar o trabalho que está sendo feito em prol da cultura da pacificação”, afirma.

Segundo os números do balanço, foram quase 30 mil audiências pré-processuais realizadas, de um total aproximado de 31 mil designadas, representando 95% de realização, com 98% de acordos.

Nos processuais, o índice de audiências realizadas foi de 78%, com 62% de acordos alcançados. As ações englobam processos de natureza cível, família e assuntos como DPVAT, relacionadas a bancos, empresas de telefonia, entre outros. O magistrado frisa que as conciliações podem ser feitas durante todo o ano nos Centros Judiciais de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), mas alerta.

“Durante a SNC a iniciativa ganha maior visibilidade”, falou em relação ao comprometimento do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que tem investido no método, com mais de 48 centros inaugurados”, conclui.

Com informações do TJ-GO