Uma audiência pública para tratar do mau cheiro na Região Norte de Goiânia foi proposta pelo Vereador Djalma Araújo (PT) para ser realizada às três da tarde no próximo dia 31, na Câmara Municipal de Goiânia.

A intenção é ouvir os líderes comunitários e representantes da Amma, Semarh, Saneago, ETE, Ministério Público, e da empresa Cargil, que é uma das denunciadas pelos moradores do Goiânia 2 como responsável pelo lançamento de esgoto industrial no leito do Rio Meia Ponte.

O Vereador Djalma Araújo argumenta que além da Audiência Pública, pretende pedir a reinstalação da CEI da Fedentina.

“Vamos convidar todos, e a partir dai já se pode trabalhar no resultado. É uma região aonde a legislação é desobedecida, e não existem normas jurídicas que possam coibir essas pessoas”, declara.

A CEI da Fedentina foi instalada no começo do ano passado, porém os trabalhos não avançaram e foi arquivada. O Vereador Alfredo Bambu (PR) relata que é contra a instalação da CEI da Fedentina, já que é necessário tomar algumas ações com antecedência.

Na última semana, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh) fez monitoramento do odor na Região Norte da capital. De acordo com a Superintendente de Fiscalização da Semarh, Gabriela de Val Borges, a avaliação constatou que a responsabilidade é da empresa Cargil.

“Nós estamos trabalhando para isto seja solucionado de forma definitiva. A notificação deles foi lavrada. Se a empresa não arrumar a casa dela, ela poderá ser embargada”, completa.