Foto: EBC
Mais de 250 pessoas são esperadas na segunda edição do Seminário Goiano de Políticas Sobre Drogas nesta sexta-feira (7) em Goiânia. O objetivo é discutir a política nacional sobre o tema e como ela pode ser aprimorada e aplicada nas cidades goianas, como explica o secretário-geral do Fórum Goiano de Políticas Sobre Drogas, Alfredo Rocha.
“A questão das drogas e da dependência química não acontece no âmbito federal. Ela acontece no estado e, principalmente, nos municípios. Uma política só vai ser efetiva se ela tiver aplicação no estado e nos municípios”, afirma.
A política nacional de drogas foi atualiza e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 6 de junho, e abre portas para internação de dependentes químicos sem o seu consentimento e reforça o papel das comunidades terapêuticas. A mudança já foi tema de debate no programa Super Sábado, da Sagres. Alfredo Rocha destaca a importância do Grupo de Enfrentamento à Drogas (GEED) e o Credeq, referências no tratamento de dependentes químicos em Goiás.
Pela manhã, o seminário contará com palestras do deputado federal Francisco Júnior e do deputado estadual Delegado Eduardo Prado, além do Diretor de Articulação e Projetos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas Gustavo Camilo Baptista. À tarde, serão formados quatro grupos de trabalhos para discussão das novas políticas sobre drogas em Goiás.
Para participar, basta comparecer ao evento na Escola de Saúde de Goiás, na Rua 26, número 521, no Bairro Jardim Santo Antônio, aqui bem pertinho do Sistema Sagres de Comunicação. O seminário começa às 8h da manhã e as inscrições são gratuitas.