Foto: Rubens Salomão/Arquivo/Sagres On

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda (foto), disse nesta quinta-feira (7) que dados referentes a crimes cometidos no estado em 2018 e que foram apresentados pelo governo teriam sofrido manipulação, e acrescenta que tem como provar as supostas alterações. 

“Dados de homicídios que foram desclassificados para outros tipos de crime que não tinham nada a ver. Já temos várias (provas)”, afirma. 

De acordo com Rodney Miranda, os dados foram “mexidos” de modo a não retratar a realidade dos crimes cometidos no estado, e que a atual gestão investiga as supostas modificações. 

“Não posso entrar em detalhes porque a investigação está em andamento, mas assim que concluídas, nós vamos primeiro apresentar para vocês os resultados e depois recolocar à disposição da sociedade aqueles dados que não estão sob sigilo”, argumenta. 

Um inquérito foi instaurado para investigar o caso. Ainda segundo o secretário, os dados teriam sido alterados antes do pleito eleitoral em outubro de 2018. “Acredito que seja para maquiar os dados, talvez até com proveito eleitoral; mostrar que a situação não estava tão grave quanto realmente estava”, aponta. 

A página da SSP com as estatísticas de criminalidade está fora do ar desde o mês passado. No próprio site, um aviso alerta que as informações ficarão indisponíveis por 30 dias.